“A Menina e o Pote”, animação brasileira que será exibida em Cannes, ganha trailer oficial

Dirigido por Valentina Homem, o curta-metragem de animação fará sua estreia mundial na 77ª edição do Festival de Cannes

AMEOP 1.6.9 cópia
Foto: Divulgação.

O curta-metragem de animação A Menina e o Pote, dirigido e produzido por Valentina Homem, teve seu trailer oficial lançado em preparação para sua estreia mundial na 77ª edição do Festival de Cannes. A obra será exibida na mostra competitiva da Semana da Crítica, e terá sua primeira sessão no dia 21 de maio, às 14h15 e às 20h (horário local), no Cinéma Miramar (35 rue Pasteur).

Inspirado em um conto escrito pela própria diretora em 2012, A Menina e o Pote é uma parábola sobre as experiências do início da vida adulta. Valentina Homem buscou trazer à tona reflexões profundas, utilizando símbolos como o pote, seu rompimento e a busca pela integração com o vazio, em uma jornada repleta de significados.

A cineasta contou com a consultoria da antropóloga indígena Francy Baniwa. Além disso, o roteiro teve a colaboração de Nara Normande, Tati Bond e Eva Randolph, resultando em uma obra rica em referências à cosmologia Baniwa e à mitologia Yanomami.

A técnica de pintura sobre vidro foi escolhida para dar vida à animação, refletindo a constante transformação da protagonista, a Menina. Sob a direção de animação de Nara Normande e a direção artística de Tati Bond, o filme carrega consigo significados culturais profundos.

Confira o trailer: