Yank! Diário de Guerra: série de HQs baseada em musical conta história de amor LGBTQIA+ pelos traços de diferentes artistas

O roteiro dos quadrinhos é de autoria do ator Hugo Bonemer, adaptado do musical norte-americano dos irmãos Joseph e David Zellnik

yank
Ao todo são nove revistas, desenhadas por sete artistas diferentes. (Foto: Divulgação/Jontex).

Lançada inicialmente através do site Benfeitoria, a série em quadrinhos Yank! Diário de Guerra conta a história de um casal LGBTQIA+ durante a Segunda Guerra Mundial pelos traços de sete artistas gráficos diferentes. A história, baseada no musical norte-americano Yank!, dos irmãos Joseph e David Zellnik, tem roteiro de Hugo Bonemer e, neste sábado (10), às 20h, contará com evento de divulgação presencial, durante a Poc Con 2023, em São Paulo.

Abordando temas como a coragem e o empoderamento, as HQs narram o amor entre um repórter e um soldado do exército norte-americano em meio a uma guerra que exala machismo e heteronormatividade. Mina Velicastelo (Porto), Gibran Gomes (Pernambuco), Owlsheep (São Paulo), Priscilla Tramontano (São Paulo), Petit Abel (Bahia), Lee Hoffa (Paraná), e Eri Welli (Rio Grande do Norte) são os nomes responsáveis por ilustrar os nove volumes, cada um mantendo seu estilo e subjetividade artística.

“Hoje, são pouquíssimas as referências na literatura, divulgadas e popularizadas, de histórias LGBTs. Nem todas conseguem chegar ao mainstream por falta de incentivo financeiro. Assim como o musical, a HQ busca lançar luz sobre a vida e experiências de homens e mulheres LGBTs durante esse período de perseguição, ignorância e marginalidade, mortos pela indiferença e pela guerra. Espero sensibilizar o leitor e contribuir para a conscientização sobre a luta LGBTQIA+, ainda vigente, por igualdade”, destaca Bonemer.

Com 25 páginas cada, as nove revistas serão envoltas por uma Yank Box igual ao Diário de Guerra da história. O kit ainda contará com uma credencial de guerra do personagem; uma carta de amor e dez fotos de casais reais da época. O patrocínio é da Jontex.