Festival de Cinema da Fronteira premia longas pernambucanos

Evento divulgou vencedores em noite de festa e homenagens no sábado (27)

Copia de Imagem post padrao 5 1
Foto: Isidoro B. Guggiana/Divulgação.

No último sábado, dia 27 de abril, o XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira encerrou sua 15ª edição em uma cerimônia de premiação realizada nas cidades de Bagé (RS), Livramento (RS) e Rivera (Uruguai). O evento, que contou com o patrocínio master da Petrobras e recursos da Lei de Incentivo à Cultura, reuniu uma seleção diversificada de produções cinematográficas e destacou os talentos do cinema latino-americano.

Entre os grandes vencedores da noite, o longa-metragem brasileiro A Transformação de Canuto, dirigido por Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, foi o destaque ao conquistar os prêmios de Melhor Filme, Júri Popular e Montagem. A obra, uma coprodução entre Pernambuco e São Paulo, cativou o público e os jurados com sua narrativa e técnica.

Outro filme pernambucano que se destacou foi Seu Cavalcanti, dirigido por Leonardo Lacca, que recebeu os prêmios de Melhor Direção e Prêmio do Júri da Crítica.

Além dos filmes brasileiros, produções de outros países latino-americanos também foram reconhecidas. O filme chileno-brasileiro Penal Cordillera foi premiado pelo seu roteiro, enquanto Sotavento, uma coprodução entre Cuba e Venezuela, recebeu o prêmio na Mostra Internacional de Curtas-metragens.

Na Mostra Regional de Curtas-Metragens, obras como Os Ausentes, dirigido por Jeferson Vainer, e O Centenário da Minha Bisa, produzido em Alvorada, também foram reconhecidas.

Além da competição de filmes, o festival também ofereceu o 3º Sur Frontera WIP LAB, onde projetos em desenvolvimento receberam orientação e feedback de profissionais da indústria cinematográfica.