Morre Alice Munro, vencedora do Nobel, aos 92 anos

Tida como mestra dos contos, a autora ficou famosa pela construção de suas personagens femininas

alice
Foto: Divulgação.

A escritora Alice Munro, vencedora do prêmio Nobel, morreu nesta terça (14), aos 92 anos. A morte foi confirmada por seus agentes literários às agências de notícias internacionais.

Munro tornou-se a primeira mulher canadense a ganhar o Nobel de literatura, em 2013, e venceu ainda o prêmio Booker Internacional e o National Book Critics Circle Award. Era tida como uma mestra dos contos.

Alice Munro nasceu em 10 de julho de 1931 em Wingham, Ontário, em uma família pobre em uma pequena cidade da zona rural canadense. Esse espaço serviu de inspiração para seus livros e a observação perspicaz desses personagens ajudaram a construir seu estilo literário marcado por descrições ágeis e uma narrativa cinematográfica.

Sua literatura é lembrada por suas personagens femininas que são tiradas de sua rotina mundana para lidar com situações-limite, como o enfrentamento a um câncer, uma traição, uma derrocada econômica, uma doença grave, entre outras questões.

Entre seus livros mais conhecidos estão O Amor de Uma Boa Mulher (1998) e Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento (2004).

Encontrou um erro? Fale com a gente

Editor