Wednesday
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Wednesday agarra o ouvinte pelo inesperado em Rat Saw God

Banda da Carolina do Norte liderada pela vocalista Karly Hartzman faz um rock noise/grunge cheio de distorções e vocais com muita personalidade

Wednesday agarra o ouvinte pelo inesperado em Rat Saw God
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Wednesday
Rat Saw God
Dead Oceans, 2023. Gênero: Rock

Os últimos dez anos serviram para afundar de vez o argumento de que o rock tinha adentrado o século 21 como um gênero envelhecido. A banda norte-americana Wednesday, de Asheville, Carolina do Norte, é mais um exemplo da excelente safra de projetos roqueiros, quase sempre encabeçados por mulheres. Boygenius, Snail Mail, Alvvays, Wet Leg, Bully, Phoebe Bridgers, Big Thief, Mitski… a lista é imensa. E quem chega pra contribuir nessa seara é Karly Hartzman, a carismática vocalista e compositora da banda.

Wednesday bebe na fonte de diferentes épocas e estilos, mas sua base é mesmo o rock alternativo dos anos 1990, sobretudo os Smashing Pumpkins da era Gish/Siamese Dream. O grupo segue também a trilha dos seus conterrâneos, o Superchunk, o último grupo de rock relevante a sair da Carolina do Norte. Mas, a banda adiciona um humor próprio a todas essas referências, a começar pelos arranjos imprevisíveis, que vão dando o tom de uma audição nada tranquila. Por essa razão, nada vai superar a experiência de ouvir o disco pela primeira vez, com as surpresas se sucedendo ao longo das faixas. Às reproduções seguintes, o disco permanece ainda muito interessante, mas sem os sustos, as descobertas, as explosões.

“Bull Believer”, uma das melhores faixas de rock do ano, é um épico noise/grunge de quase 9 minutos que vai desde a calmaria até os vocais esganiçados embalados por guitarras pesadas e distorcidas para, então, mudar novamente a levada ao final da faixa. “Chosen to Deserve”, dá a entender se tratar de um rock-pop mais palatável, mas rapidamente se transforma em um country rock bastante melódico. Outra passagem interessante é “Bath Country”, lançada como single, que traz o talento de Hartzman na interpretação vocal, ao nível de nomes como PJ Harvey.

“Formula One” mostra que o disco também se conecta com o lado mais isolado do Sul Americano, e seu espírito rural, solitário. É uma faixa que lembra muito o Big Thief, mas sem a dramaticidade pesada dos novaiorquinos. Essa proposta mais alt-country também aparece em “Turkey Vultures”, porém com a fórmula da mudança de ritmo repentina. Quando tenta se apegar ao rock triste, meio shoegaze, o Wednesday também acerta muito, caso da triste “What’s So Funny”.

Neste segundo disco, o Wednesday adiciona personalidade própria ao rock alternativo e chega para experimentar em uma fase de renovação do gênero.

Ouça Wednesday – Rat Saw God

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