Teatro na Laje leva formação gratuita a jovens da periferia do Recife

Projeto oferece curso, debates com artistas, ida a espetáculos e apresentações abertas ao público

Copia de Imagem post padrao 1 3
Foto: Divulgação.

Com início neste mês de julho, o projeto Teatro na Laje: formação de espectadores na periferia oferece atividades gratuitas voltadas a jovens a partir dos 16 anos das comunidades do Jordão, Ibura, Porta Larga e Ipsep, na Zona Sul do Recife. A proposta contempla curso de teatro, ida a espetáculos, ciclo de aulas-debate com mulheres artistas periféricas e montagem de um exercício cênico final, com sessões abertas ao público.

Idealizado e coordenado pela arte-educadora e atriz Milena Marques, o projeto tem incentivo do Funcultura, por meio do Governo de Pernambuco, e propõe o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a linguagem teatral. As atividades ocorrem na laje da residência da própria idealizadora, no Jordão Baixo.

“O projeto parte do princípio de que formar espectadores é tão urgente quanto formar
artistas. Nas periferias, onde o acesso à linguagem teatral ainda é limitado, é fundamental propor um diálogo horizontal, que reconheça a potência estética e crítica de quem habita
esses territórios”, explica Milena.

Com carga horária de 40 horas, o curso será realizado entre os dias 12 de julho e agosto, sempre às quartas e sábados. Além das aulas práticas, os alunos participarão da fruição de quatro espetáculos em cartaz na cidade, com direito a visitas aos bastidores e rodas de conversa com artistas convidados.

MilenaMarques TeatroNaLaje4
Foto: Divulgação.

Como parte da programação, o projeto promove também um ciclo de aulas-debate com cinco mulheres do teatro e com trajetória em territórios periféricos: Janaína Gomes (atuação), Eliz Galvão (produção cultural), Analice Croccia (direção), Gabriela Holanda (figurino e cenografia) e Natalie Revorêdo (iluminação). Os encontros contam com 20 vagas adicionais para ouvintes da comunidade e serão transmitidos virtualmente, com links disponibilizados por solicitação via Instagram.

Ao final, os participantes apresentarão um exercício cênico interativo na própria laje, com quatro sessões gratuitas destinadas aos moradores da região. As apresentações serão acompanhadas de mediações conduzidas pelos próprios alunos. Uma das sessões contará com tradução em Libras.

Segundo dados da pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura e em parceria com a Fundação Itaú, mais de um terço da população brasileira nunca assistiu a uma peça teatral – percentual ainda maior entre as classes D e E. Nesse contexto, o projeto busca contribuir para uma maior inclusão cultural e reafirmar o direito à arte como experiência cotidiana.

Serviço:
Teatro na Laje: formação de espectadores na periferia
Período: De 12 de julho a agosto de 2025
Local: Av. Maria Irene, 881 – Jordão Baixo, Recife/PE
Inscrições gratuitas
Mais informações: @teatronalaje
Acesso gratuito. Tradução em Libras garantida em uma das apresentações.