Roberta Pessoa é a homenageada “In Memoriam” do Carnaval de Olinda 2025

Fundadora do Bloco Samba Soul Delas, possuiu uma vida dedicada ao samba e à cultura popular olindense.

Copia de Copia de Post Noticias 71
(Divulgação)

Escolhida através de votação popular, realizada pela Prefeitura de Olinda, com resultado divulgado nesta segunda-feira (10), Roberta Pessoa será a homenageada na categoria “In Memoriam” no Carnaval 2025, ao lado de Maestro Carlos, que será o homenageado “Em Vida”.

Roberta Pessoa, carinhosamente apelidada de Betinha, é fundadora do Bloco Samba Soul Delas, uma das maiores baterias femininas de Olinda. Mais do que isso, ela representa um símbolo vivo da resistência cultural e da força das mulheres no samba e na cultura olindense. Nos últimos 11 anos em vida, dedicou sua trajetória ao bloco, que, desde 2012, tem como principal objetivo estimular o empoderamento feminino através do samba.

Biografia

Nascida em 1974, filha de Lúcia Maria, uma mulher autônoma que trabalhou como ambulante em muitos carnavais de Olinda, Roberta cresceu em meio à efervescência cultural da cidade. Sua paixão pela moda e pelo design fez com que o sonho de ser modelo fosse real, chegando a desfilar e a criar roupas. No entanto, dificuldades financeiras e a falta de apoio familiar a fizeram desistir dessa carreira. Trabalhou como vendedora em lojas e sempre buscou meios para se reinventar profissionalmente.

Moradora da Comunidade da Bertioga, situada nos arredores do Sítio Histórico de Olinda, Roberta construiu laços profundos com a cultura local. Frequentadora assídua do Alto da Sé, se aproximou do Maracatu Nação Camaleão, onde seu irmão, Luiz Antônio, tocava alfaia. Nesse ambiente, conviveu com grandes nomes da cena cultural e chegou a ensinar Silvio Botelho, criador dos icônicos bonecos gigantes, a dançar lambada.

Com Alexandre Tavares, teve três filhos: Yanka Pessoa, que hoje é Presidenta e Mestra do bloco fundado pela mãe, Akyla Tavares e Luan Tavares. Como muitas mulheres brasileiras, dividiu-se entre o trabalho fora e as responsabilidades domésticas para sustentar e educar a família. Mesmo diante das adversidades, nunca deixou de investir em sua formação, participando de cursos e oficinas artísticas promovidas pela Prefeitura de Olinda. Uma de suas iniciativas mais marcantes foi a elaboração de um caboclinho em uma praça do bairro dos Bultrins.

IMG 7769

O samba sempre esteve presente em sua vida. Roberta tentou integrar a ala do ganzá do Bloco D’Breck, mas as exigências familiares a impediram de continuar. No entanto, com o crescimento dos filhos, encontrou espaço para ingressar no Bloco das Sambadeiras como cantora, dividindo esse espaço com sua filha, que tocava caixa. Determinada a ir além, idealizou e fundou o Bloco Samba Soul Delas, um coletivo feminino de samba que se tornou referência no Carnaval de Olinda.

Roberta também teve um papel fundamental na criação da Associação Carnavalesca de Samba de Olinda (ACASO), lutando pela valorização dos blocos de samba na cidade. Seu legado é imensurável, refletido na manutenção e crescimento dessa expressão cultural que resiste e se reinventa a cada Carnaval.

Com essa homenagem, Olinda reconhece não apenas a artista, mas também a mulher, a mãe, a líder e a guerreira que ajudou a escrever a história do samba na cidade.

Samba Soul Delas

O Samba Soul Delas é um Bloco Carnavalesco idealizado, formado e protagonizado por mulheres, com o principal objetivo de estimular o empoderamento feminino através do samba. Para o grupo, o Carnaval se inicia 9 meses antes dos 4 dias de folia, com toda preparação, oficinas e ensaios abertos ao público, que durante o ano lotam a Praça do Carmo, em Olinda, local de realização do ensaio. Nos dias de Momo, as integrantes impactam a audiência com a referência cultural e energia contagiante transmitida através da combinação do Samba e do Soul.

Fundado por Roberta Pessoa, desde 2012, o bloco traz a feminilidade em seu pilar, que através de um repertório que reúne diversas trilhas MPB, aliado a grandes sucessos brasileiros, se destaca trazendo samba e muito encanto para a cidade de Olinda.  

Após o falecimento de Roberta, decorrente de um câncer no ovário, 15 dias antes do Carnaval de 2022, o bloco seguiu o seu desejo, desfilou, e  hoje é encabeçado pela filha dela, Yanka Pessoa, que além de diretora, lidera a bateria na função de mestra.