A antropóloga e ativista Rita Segato, referência nos estudos sobre gênero, racismo e patriarcado, participará de dois eventos em São Paulo, no final de janeiro, para compartilhar seu conhecimento e discutir temas relacionados à violência de gênero e aos direitos humanos.
No dia 21 de janeiro, Segato ministrará uma conferência gratuita no IMS Paulista, às 19h, como parte da programação de encerramento da exposição Stefania Bril: desobediência pelo afeto. Durante o evento, a pesquisadora abordará a obra da fotógrafa Stefania Bril, explorando temas como desobediência, subversão de lógicas patriarcais e práticas políticas.
A conferência será gravada e disponibilizada posteriormente no site e no YouTube do IMS Paulista. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do evento.

No dia 23 de janeiro, Rita Segato lançará seu livro As Estruturas Elementares da Violência – Ensaios sobre gênero entre a antropologia, a psicanálise e os direitos humanos, publicado pela editora Bazar do Tempo. O evento acontecerá às 19h, na livraria Bibla, localizada na Vila Madalena, em São Paulo. A obra, que é um dos principais trabalhos de Segato, analisa a violência de gênero como um mecanismo estruturante do patriarcado e das hierarquias de poder na sociedade.
Segato é professora emérita da Universidade de Brasília (UnB) e atualmente ocupa a Cátedra Rita Segato de Pensamento Incômodo da Universidad Nacional de San Martín, na Argentina. A antropóloga tem ampla atuação na defesa dos direitos humanos, com destaque para sua coautoria na primeira proposta de ação afirmativa para o ingresso de estudantes negros e indígenas no ensino superior do Brasil, em 1999.
A conferência no IMS Paulista também marca o encerramento da exposição Stefania Bril: desobediência pelo afeto, que está em cartaz até 26 de janeiro de 2025. A mostra reúne cerca de 340 itens do acervo da fotógrafa Stefania Bril, que, por meio de seu olhar, registrou cenas cotidianas e momentos de irreverência nas metrópoles.
Serviço:
Conferência: Stefania Bril: A desobediência na arte e a arte de desobedecer
Data: 21 de janeiro, 19h
Local: IMS Paulista, 3º andar
Entrada gratuita (senhas distribuídas 60 minutos antes)
Interpretacão em Libras disponível
Exposição: Stefania Bril: desobediência pelo afeto
Visitação: até 26 de janeiro de 2025
Local: IMS Paulista, 6º andar
Entrada gratuita
Lançamento do livro: As estruturas elementares da violência
Data: 23 de janeiro, 19h
Local: Livraria Bibla, Vila Madalena, SP