Projeto São Saruê com Maciel Salú e Chico Simões prepara registro audiovisual

Peça entra em caravana de apresentações em agosto

Mamuelngo Presepada Chico Simoes
Mamulengo Presepada por Chico Simões. (Divulgação).

Como desdobramento do projeto Caminhos de São Saruê, protagonizado por Maciel Salu e Chico Simões, focado na cultura popular do teatro de mamulengos, vem um conteúdo audiovisual da peça. A iniciativa, que pretende circular em formato de espetáculo, por seis estados do país, a partir de agosto, terá uma versão exclusiva para internet, endereçada ao público infantil. 

A ação, que conta com  a direção do produtor cultural e coordenador do projeto, Afonso Oliveira, será gravada neste domingo (30), em Olhos d’Água, vilarejo de mil habitantes, situado no distrito de Alexânia, em Goiás, a 90 km de Brasília – Distrito Federal. O vídeo tem como proposta narrar a lenda sobre o mito de São Saruê, uma terra do imaginário da cultura popular nordestina, onde moram os personagens do teatro de mamulengo.

“Será uma rica oportunidade documentar esta história que atravessa o universo da ludicidade dos bonecos. E o melhor de tudo isso é que será contado por um dos maiores bonequeiros do mundo, Chico Simões e o Mamulengo Presepada, que são daqui de Olhos D’Água. Além disso, a música que vai embalar a produção audiovisual será apresentada pelo artista pernambucano, Maciel Salu, que é poeta, mestre maracatu rural e rabequeiro”, conta Afonso Oliveira. 

A peça, gravada em áudio e vídeo, deve ter cerca de 30 minutos, traz, ainda, entre uma apresentação e outra, depoimentos dos artistas protagonistas do projeto.