Premiado em festivais, “Frevo Michiles” estreia nos cinemas nesta quinta-feira (13)

Dirigido por Helder Lopes, o documentário revela o legado do compositor Jota Michiles e sua influência no gênero musical pernambucano

Copia de Imagem post padrao 1 11
Foto: Marcelo Lacerda/Divulgação.

O documentário Frevo Michiles, dirigido por Helder Lopes, estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (13). O longa-metragem retrata a trajetória do compositor pernambucano Jota Michiles, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco e um dos principais nomes do frevo.

A produção foi premiada no Cine PE 2023, onde recebeu os prêmios de melhor trilha sonora e da crítica da Abraccine. O filme será exibido inicialmente em salas do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Maceió, Aracaju, Garanhuns e Caruaru, com a possibilidade de expansão para outras cidades.

No Recife, o documentário será exibido no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, e no Cinema São Luiz, no Centro. A pré-estreia aconteceu nesta quarta-feira (12), na Sala Museu do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, com a presença do diretor Helder Lopes e do compositor Jota Michiles. O evento contou com a apresentação musical do grupo Três em Cena, composto por Cesar Michiles (flauta), Beto Hortis (acordeon) e Jerimum de Olinda (percussão).

A produção, realizada por Kika Latache, da Vilarejo Filmes, com co-produção da Visiom, apresenta um olhar aprofundado sobre a obra de Jota Michiles e seu impacto no frevo. O documentário já foi exibido em eventos como o Festival Internacional de Documentário Musical (In-Edit) e o VII Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim.

Segundo Helder Lopes, o filme tem como objetivo destacar a originalidade do compositor e sua influência no frevo contemporâneo. Segundo o maestro Spok, “o frevo existia antes dele, mas dele para frente, o frevo é outro”.

Confira o trailer:

Exibições

  • Rio de Janeiro: Sessão única gratuita no Cine Estação Botafogo, às 19h
  • São Paulo: Exibição gratuita no Cine LT3, dia 18 de fevereiro, às 20h
  • Maceió: Em cartaz no Cine Arte Pajuçara a partir do dia 13 de fevereiro
  • Aracaju: Exibição no Cine Vitória
  • Caruaru e Garanhuns: Sessões no Cine Sesc nos dias 19 e 20 de fevereiro

As sessões de abertura em Maceió (dia 14), Caruaru e Garanhuns contarão com a presença de Jota Michiles e do diretor Helder Lopes.