Prefeitura do Recife realiza eleições para escolha dos novos conselheiros municipais de cultura

Pleito é destinado a preencher as 20 cadeiras dedicadas à sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural do Recife pelos próximos dois anos

Copia de Imagem post padrao 21
Foto: Marcos Pastich/PCR.

Neste domingo e nesta segunda (19 e 20), a Prefeitura do Recife promoverá eleições para escolher 20 novos conselheiros da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O processo eleitoral ocorrerá em 11 locais de votação distribuídos pela cidade, refletindo um esforço contínuo para reestruturar o Conselho e aumentar a participação democrática nas políticas culturais da capital pernambucana.

As votações começarão amanhã (19), das 9h às 15h, com urnas instaladas em diversos pontos da cidade, abrangendo todas as Regiões Político Administrativas (RPAs). Na segunda-feira (20), outros dois locais estarão disponíveis no Pátio de São Pedro, onde os eleitores poderão votar nos candidatos que representam diversos segmentos culturais.

Apenas as pessoas previamente cadastradas no Cadastro Cultural do Recife terão direito a voto. Os eleitores deverão apresentar um documento oficial de identificação com foto para participar da votação.

Um total de 37 candidatos, habilitados no processo eleitoral iniciado em abril, concorrem para representar as RPAs e diferentes linguagens culturais. Os conselheiros eleitos terão a responsabilidade de facilitar o diálogo entre a sociedade civil e o poder público, promovendo a formulação e a implementação de políticas culturais na cidade.

Nos últimos anos, o Conselho Municipal de Política Cultural passou por uma revitalização significativa. Desde 2022, o Conselho ganhou novos membros, estabeleceu uma sede no Pátio de São Pedro e retomou reuniões mensais, resultando em diversas conquistas importantes. Entre elas estão o Plano Recife MCP (Matriz da Cultura Popular), a nova Lei do SIC, editais como o da Lei Paulo Gustavo, a Lei de Isenção de Tributos Municipais para agremiações da cultura popular, e a realização da Conferência Municipal de Cultura.

O resultado das eleições será divulgado na próxima semana, e os candidatos eleitos terão 30 dias para tomar posse após a publicação oficial.

Serviço:
Domingo (19/05)
Representantes das RPAs
Das 9h às 15h
RPA 01
Escola Municipal General Emidio Dantas Barreto, na Avenida da Saudade, n° 303, Santo Amaro
Escola Municipal dos Coelhos, na Rua dos Coelhos, nº 600, Coelhos
RPA 02
Escola Municipal de Beberibe, na Rua Melánio de Barros Corrêa, nº 395, Beberibe
RPA 03
Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, s/n, Casa Amarela
RPA 04
Escola Municipal Darcy Ribeiro, Rua Odete Monteiro, s/n, Cordeiro
Escola Municipal do Dom, Rua Coronel Pacheco, nº 115, Várzea
RPA 05
Escola Municipal Padre José Matias Delgado, Rua Devaldo Borges, s/n, Jardim São Paulo
RPA 06
Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, Avenida Domingos Ferreira, nº 1040, Pina
Escola Municipal Carlúcio Castanha, Avenida Pernambuco s/n, Cohab/UR1
Segunda (20/05)
Representantes dos segmentos culturais
Das 9h às 15h
Segmentos: Artesanato, Audiovisual, Ciclo Cultural Carnavalesco, Ciclo Cultural Natalino, Dança, Fotografia e Teatro
Casa do Conselho Municipal de Política Cultural (Casa nº 08, Pátio de São Pedro, São José)
Segmentos: Artes Visuais, Ciclo Cultural Junino, Circo, Patrimônio e Arquitetura, Música, Design e Literatura
Centro de Design (Casa nº 10, Pátio de São Pedro, São José)