O segundo livro de contos de Mateus Baldi, Os anos de vidro (Editora Nós), chega às livrarias reunindo 11 histórias atravessadas por personagens inquietos e narrativas marcadas pela fissura afetiva, temporal e identitária. A obra será lançada oficialmente no dia 3 de julho, às 19h, na Livraria Megafauna, em São Paulo, com sessão de autógrafos e um bate-papo entre a autora, a escritora Juliana Leite e a jornalista Gabriela Mayer.
- Leia também: Laura Cohen Rabelo usa humor cortante em livro de poemas sobre violência de gênero e relações conjugais
Os anos de vidro investiga os limites da linguagem e da intimidade em um conjunto de contos não lineares e fragmentados, que revelam mais pelo que silenciam do que pelo que explicitam. As histórias exploram afetos desviantes, tensões de classe, violências cotidianas e epifanias inesperadas, em uma estrutura narrativa próxima à de um quebra-cabeça.

Personagens em processo de transição de gênero, reencontros motivados por lutos e gestações, relações marcadas pela insegurança e pelo desejo permeiam os contos ambientados em uma cidade que se mostra tanto como cenário quanto como força transformadora. “Me interessava que elas se chocassem, mas que também dessem a ver outras existências, afinal são vidas numa cidade — e simplesmente não tem como você não cruzar, trombar, tropeçar, se deixar contaminar por tudo à sua volta”, afirma Baldi.
A autora destaca o conto Uma verdade como núcleo emocional da coletânea. “Uma mulher extrapola os limites que se oferecem à relação com outro passageiro: acho que é uma maneira de encapsular o que as personagens vivem nos contos, o tempo todo querendo se libertar de algo que muitas vezes nem sabem bem o que é.”
A gênese da obra remonta a 2022, quando Baldi participou do evento Vozes da diversidade, na Universidade de Colônia, na Alemanha. Na ocasião, apresentou o conto Cavalo, que narra uma noite de uma jovem em início de transição de gênero em Copacabana. “Jamais pude imaginar a reação dos estudantes ao fim da leitura. Eles diziam que eu tinha que levar aquilo adiante”, conta. “Durante um bom tempo, Cavalo foi o título do livro que agora sai como Os anos de vidro.”
Mateus Baldi nasceu em 1994, no Rio de Janeiro. É mestra em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Seu livro de estreia, Formigas no paraíso, foi publicado em 2022.
Serviço:
Lançamento de Os anos de vidro
Data: 03 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Megafauna – Av. Ipiranga, 200 – loja 53 – Centro – São Paulo – SP
Atividades: Bate-papo com a autora, Juliana Leite e Gabriela Mayer, seguido de sessão de autógrafos