Entre as estreias desta quinta-feira (27) nas salas brasileiras, um dos destaques é o terror O Chamado 4: Samara Ressurge. Com direção de Hisashi Kimura e roteiro de Koji Suzuki (O Chamado) e Yuga Takahashi, o filme transporta para a era do imediatismo e das redes sociais a premissa do clássico vídeo amaldiçoado de Samara — que agora se propaga não mais em sete dias, mas em 24 horas.
Na trama, Ayaka (Fuka Koshiba) é uma estudante universitária que se recusa a acreditar na maldição que tem circulado pela internet. Mas, quando descobre que sua irmã Futaba (Yuki Yagi) assistiu ao vídeo e corre perigo, ela inicia uma busca para desvendar o mistério e, para isso, deve enfrentar a temida Samara.
No entanto, apesar do que o título em português sugere, o filme não é uma sequência da famosa trilogia hollywoodiana dos anos 2000. Intitulado originalmente de Sadako DX, O Chamado 4 na verdade integra a franquia japonesa, a partir da qual nasceram os filmes norte-americanos.
Franquia japonesa vs. norte-americana
Talvez muita gente não saiba, mas a clássica série de terror norte-americana, que no Brasil conhecemos como O Chamado, se trata de um remake da franquia japonesa surgida no final da década de 1990 como adaptação dos livros do autor Koji Suzuki — que assina o roteiro de ambas versões.
Batizada originalmente de Sadako, a assassina ganhou a alcunha de Samara Morgan nos filmes ocidentais — o que por si só nos ajuda a entender por que O Chamado 4, ou melhor Sadako DX, não se trata de uma continuação da trilogia hollywoodiana. Ainda que o título brasileiro remeta a essa cronologia, o fato é que o recém-lançado longa equivale ao nono filme da série japonesa.
Confira o trailer: