Museu do Barro de Caruaru participa da Semana Nacional dos Museus com evento na Casa da Cultura de Pernambuco

Programação conta com entrada gratuita e apresentações musicais exclusivamente femininas

Copia de Imagem post padrao 4 2
Foto: Divulgação.

O Museu do Barro de Caruaru (Mubac) integra a programação da 23ª Semana Nacional dos Museus com um evento especial realizado na Casa da Cultura de Pernambuco – Luiz Gonzaga, no bairro de Santo Antônio, no Recife. A atividade acontece nesta quarta-feira (14), das 15h às 17h, com acesso gratuito e livre ao público.

A ação é resultado de uma parceria entre o Mubac, a Secretaria da Mulher de Caruaru, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE). O evento tem como destaque o projeto Sanfonas para Elas, voltado à valorização da presença feminina na música tradicional nordestina.

A programação será iniciada com uma fala institucional de representantes do Museu do Barro de Caruaru, da Secretaria de Cultura de Caruaru e da Casa da Cultura de Pernambuco, abordando a importância da preservação do patrimônio cultural do estado, com ênfase na educação e no diálogo com a sociedade.

Na sequência, haverá apresentações musicais exclusivamente femininas. A primeira atração será a Orquestra de Sanfonas, formada por mulheres integrantes do projeto Sanfonas para Elas, da Secretaria da Mulher de Caruaru. Em seguida, se apresenta a banda de forró As Fulô, também composta apenas por mulheres e oriunda da cidade de Caruaru.

Projeto Sanfona para Elas 1
Foto: Divulgação.

A iniciativa integra a 23ª edição da Semana Nacional dos Museus, realizada em todo o Brasil entre os dias 12 e 16 de junho. Com o tema O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação, o evento busca estimular a reflexão sobre o papel das instituições museais na sociedade contemporânea. Os subtemas desta edição incluem o Patrimônio Imaterial, a Juventude e as Novas Tecnologias.

A temporada cultural é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A proposta é ampliar o acesso do público às instituições museológicas e fortalecer sua conexão com as comunidades.

“Desde quando o Ibram iniciou esse processo de dar visibilidade aos museus a nível nacional, nós passamos a ter mais um meio de divulgação desses espaços, contribuindo para o aumento das visitações. O tema desta edição nos faz pensar a importância dos Museus e o papel na transformação social da comunidade como um todo. Museu e comunidade, e vice-versa, só assim conseguimos construir um trabalho de união e de valorização da sociedade em todas as classes sociais. A Semana Nacional dos Museus propicia aos museus uma reflexão sobre a importância desses equipamentos perante a comunidade, principalmente as classes menos favorecidas. É uma oportunidade de se pensar o que queremos para os museus e também para desenvolvermos ações que contribuam ainda mais para intensificar a relação com as comunidades”, declara a gestora do Museu de Barro de Caruaru (Mubac), Amélia Campello.

Serviço:
Semana Nacional dos Museus – Projeto Sanfonas para Elas
Data: Quarta-feira, 14 de maio
Horário: 15h às 17h
Local: Casa da Cultura de Pernambuco – Luiz Gonzaga, bairro de Santo Antônio, Recife
Atrações: Orquestra de Sanfonas e banda de forró As Fulô
Entrada gratuita