O músico e compositor japonês Ryuichi Sakamoto morreu na última terça-feira (28), aos 71 anos. A informação foi divulgada nesse domingo (2) por meio de um comunicado publicado no site do artista. Segundo o anúncio oficial, ele fazia tratamento para um câncer descoberto em junho de 2020.
Sakamoto ganhou notoriedade a partir da década de 1970 como tecladista do grupo de música eletrônica Yellow Magic Orchestra. Em 1983, ele estreou sua primeira composição para um filme em Furyo – Em Nome da Honra, no qual também atuou ao lado de David Bowie. A trilha sonora foi vencedora do BAFTA, premiação conhecida como o “Oscar britânico”.
Contudo, o trabalho mais famoso do músico foi para o longa O Último Imperador, de 1987, que lhe rendeu um Oscar e um Grammy de melhor trilha sonora. Já recentemente, Sakamoto trabalhou ao lado de Alejandro Gonzáles Iñárritu no premiado O Regresso (2015).
Em vida, também colaborou com grandes nomes da música brasileira como Marisa Monte, Gilberto Gil, Caetano Veloso e o casal Paula e Jaques Morelenbaum. Nas redes sociais, Caetano lamentou a morte do colega. “Tenho orgulho de ter gravado com ele e de ter me tornado seu camarada, honra que devo a Arto Lindsay, que era amigo dele e o aproximou de mim. O mundo dá adeus comovido a um dos seus maiores músicos”, escreveu.