Quino, um dos mais importantes quadrinistas argentinos, morreu nesta quarta (30), aos 88 anos, em Mendonza, Argentina. Ele ficou mundialmente famoso por conta de sua personagem Mafalda, uma garota inteligente, bastante crítica e direta.
Segundo a imprensa argentina, o cartunista sofreu um acidente vascular cerebral nos últimos dias. Mas a causa da morte não foi divulgada oficialmente.
Nascido Joaquín Salvador Lavado, Quino nasceu em 1932 em Mendonza, Argentina, cidade onde voltou a morar em 2017 após a morte da mulher, Alicia Colombo.
Seu nome sempre estará associado à Mafalda, personagem que é ícone do quadrinho argentino. Quino a criou em 1962 em seu primeiro emprego como desenhista publicitário. Em 1964 ela inicia sua tirinha, que fariam sucesso em todo o mundo. Até hoje, a personagem é publicada em mais de 30 idiomas.
A garotinha é conhecida por ser bastante contestadora e serviu de veículo para Quino tecer críticas sobre o capitalismo mundial, hipocrisia do mundo adulto e questões políticas. Seu trabalho era conhecido por ser bastante lúcido, mas também cheio de empatia e esperança.