Morre Dennis Thompson, último membro original do MC5

O baterista faleceu aos 75 anos de idade

Copia de Imagem post padrao 3 5
Foto: Leni Sinclair.

Dennis Thompson, baterista conhecido como “Machine Gun” da banda de hard rock MC5, faleceu nesta quarta-feira (8) aos 75 anos de idade em Detroit, Michigan, EUA. Embora Thompson tenha enfrentado uma série de problemas médicos nos últimos meses, incluindo um ataque cardíaco em abril, a causa exata de sua morte não foi divulgada. Dennis era o último membro original vivo do MC5, uma banda emblemática da cena musical de Detroit, conhecida por suas inclinações políticas de esquerda e seu som revolucionário.

Thompson entrou para o MC5 em 1965 e foi uma figura central na banda, contribuindo para álbuns icônicos como Kick Out the Jams (1969), Back in the USA (1970) e High Time (1971). Seu estilo de tocar bateria influenciou gerações posteriores do rock pesado.

Além de seu trabalho com o MC5, Dennis participou de diversos projetos musicais, incluindo o supergrupo The New Order (não relacionado à banda britânica homônima), formado por membros dos The Stooges, e o grupo australiano New Race, que contava com membros do Radio Birdman. Ele também foi membro do The Motor City Bad Boys e The Secrets.

Com a morte de Thompson, todos os membros originais do MC5 já partiram. Wayne Kramer, o guitarrista e líder da banda, faleceu apenas três meses antes, aos 75 anos de idade. Os outros membros da formação clássica, incluindo o vocalista Rob Tyner, o guitarrista Fred “Sonic” Smith e o baixista Michael Davis, já haviam falecido anteriormente.

Dennis Thompson deixou músicas inéditas gravadas com Wayne Kramer sob o nome do MC5, mas ainda não está claro o que será feito com esse material.