Mercado da Encruzilhada reabre as portas três dias após incêndio

Área comprometida pelas chamas será demolida e comerciantes afetados devem receber auxílio emergencial

4b7a16c5 2f96 40b8 b247 5db4320f1a98
O Mercado da Encruzilhada é um dos mais antigos mercados públicos do Recife. (Foto: Diego Nigro/PCR).

O Mercado da Encruzilhada reabriu as portas na manhã desta quarta-feira (6), três dias depois do incêndio que destruiu cerca de dez boxes do local. Segundo a Prefeitura do Recife, responsável pela manutenção do espaço, apenas as áreas não atingidas pelo fogo voltam a funcionar.

“Nossa equipe concluiu o isolamento da área atingida pelo incêndio e restabeleceu o sistema elétrico dos demais setores do equipamento”, anunciou o prefeito João Campos nessa terça (5). A reabertura foi possível após vistoria realizada pela Defesa Civil.

De acordo com Gabriel Leitão, diretor da Conviva Mercados e Feiras, Autarquia Municipal que administra os 23 mercados públicos do Recife, a parte comprometida pelas chamas será demolida e obras de requalificação serão feitas no local. Contêineres também serão instalados no lado externo do mercado para abrigar os comerciantes impactados.

O Mercado da Encruzilhada funciona de segunda a sábado de 6h às 18h e, aos domingos, de 6h às 12h.

Comerciantes devem receber auxílio emergencial

“Já encaminhamos, à Câmara do Recife, o PL que institui o auxílio emergencial para os permissionários afetados pelo incêndio. Serão R$ 3 mil por mês até a conclusão das obras de reconstrução”, antecipou o prefeito.

A informação é de que os nomes habilitados a receber o suporte financeiro já constam no banco de dados da autarquia, mas o benefício só poderá ser recebido mediante a aprovação do Projeto de Lei pela Câmara Municipal do Recife.

Manutenção do equipamento

Fundado em 1923, o Mercado da Encruzilhada é um dos mercados públicos mais antigos do Recife. Segundo a Conviva, o serviço de manutenção acontece de forma recorrente, mas comerciantes e frequentadores denunciam problemas na manutenção da estrutura e na prevenção de acidentes.

Testemunham relataram que o fogo começou por volta das 9h da manhã do último domingo (3) depois que dois homens foram vistos roubando fiações do local e faíscas elétricas teriam caído na área interna. Mas a causa ainda não foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com a autarquia municipal, todo o sistema de combate e prevenção a incêndio está sendo revisado no momento e a gestão também planeja estruturar a criação de brigadas dentro dos mercados.