Livro revela bastidores de shows emblemáticos da história da música brasileira

Obra de autoria do jornalista Luiz Felipe Carneiro e do pesquisador Tito Guedes detalha momentos como os últimos shows de Caetano e Gil antes do exílio em 1969

mockup shows historicos da musica brasileira 1
Título acompanha pôsteres destacáveis exclusivos, criados pelo artista Jonas Santos. (Foto: Divulgação/Belas Letras).

Os 50 Maiores Shows da História da Música Brasileira é o título do novo livro do jornalista Luiz Felipe Carneiro e do pesquisador Tito Guedes. Com lançamento na próxima quarta-feira (7), a obra conta a história da música nacional ao relembrar momentos e apresentações inesquecíveis de grandes nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Cazuza e Elza Soares.

Organizado em ordem cronológica, o livro contextualiza cada um dos 50 shows listados e traz bastidores e curiosidades dos espetáculos que ajudaram a moldar a história da música nacional. Estão documentados detalhes do primeiro e único encontro entre Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto em 1962, dos últimos shows de Caetano e Gil antes do exílio em 1969 e até do recente show de reencontro dos Titãs na Jeunesse Arena em 2023.

Em pré-venda no site da editora Belas Letras, o título tem acabamento em capa dura, 304 páginas e acompanha pôsteres destacáveis (e sem dobras) exclusivos, criados pelo artista Jonas Santos, que reimaginou dez dos 50 espetáculos apresentados. Também está disponível uma edição limitada do pôster que ilustra o show do Secos & Molhados, no Maracanãzinho, em 1974, para quem comprar diretamente no site da editora.