HQ sobre Clarice Lispector terá lançamento no Festival de Inverno de Garanhuns

A HQ Pedra D'Água, de Clarice Hoffmann e Greg, será lançada no domingo (23)

clarice pedra dagua2
Trecho da HQ Pedra D'Água, sobre Clarice Lispector: maior edital de Pernambuco não tem uma linha para quadrinhos. (DIvulgação).

A HQ Pedra D’Água, de Clarice Hoffmann e Greg, será lançada no 31º Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece até o próximo dia 30, no Agreste do Estado. A editora Cepe promove ainda outras atividades de seu selo de quadrinhos, o Cepe HQ.

O lançamento de Pedra D’Água acontece no domingo (23). Veja dias e horários em detalhes ao final deste post.

A programação começa às 15h, na Praça da Palavra Luís Jardim, com bate-papo sobre publicação e edição de revistas em quadrinhos. E continua às 16h, na conversa sobre a ligação da escritora Clarice Lispector (1920-1977) com a cidade do Recife. A mediação é do jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes. Pela manhã, no mesmo espaço, tem contação de história para crianças.

O artista visual João Lin, um dos idealizadores da revista em quadrinho Ragu 8 (Cepe, 2021) e Ragu 9 (Cepe, 2022), inicia o debate sobre o universo HQ na Praça da Palavra, o polo literário do FIG.

Leia mais
Um papo com Clarice Hoffman e Greg sobre Clarice Lispector
O Recife que Clarice Lispector conheceu
FIG homenageia Miró da Muribeca

No segundo momento, a jornalista Clarice Hoffmann e o ilustrador Greg, autores da HQ Pedra d’Água (Cepe, 2023), conversam com o público sobre a produção do livro e a relação de Clarice Lispector com o Recife, onde a escritora ucraniana naturalizada brasileira passou a infância e parte da adolescência. “Clarice se dizia pernambucana”, observa a jornalista, que levou para o texto da HQ o tempo verbal e o arco narrativo que a escritora costumava usar em seus contos. Com desenhos primorosos, Greg transporta para o livro o Recife de Clarice Lispector.

Localizada na Praça Souto Filho, a Praça da Palavra Luís Jardim é um espaço organizado com palco, estande e área de convivência destinada a debates, recitais, lançamento de livros e contação de histórias, entre outras atividades. Abre todos os dias das 9h às 21h, com atividades a partir das 10h. No último fim de semana (29 e 30/07) haverá apresentação da fotobiografia de Sonia Braga, oficina do projeto Galeria Reciclada da Cepe e bate-papo sobre literatura em Garanhuns.

pedra
Pedra D’Água, de Clarice Hoffmann, sobre Clarice Lispector. Ilustração: Greg. (Divulgação)

Programação da Cepe Editora na Praça da Palavra 

Sábado – 22/07

Homenagem a Miró da Muribeca
10h às 11h – Contação de história do livro infantil Atchim! (Cepe Editora, 2019), de Miró da Muribeca (textos) e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.

15h às 17h – Workshop “Preparação de originais para prêmios literários e submissão a editoras”, com o escritor e editor Wellington de Melo.

17h às 18h – Mesa “Miró, os caminhos de uma biografia”, bate-papo entre o escritor e editor Wellington de Melo e o jornalista, escritor e editor Thiago Corrêa.

Domingo – 23/07

10h às 17h – Contação de história do livro infantil A vaca macaca (Cepe Editora, 2022), de Eduardo Cesar Maia (texto) e Ildembergue Leite (ilustrações), com Yalle Feitosa.

15h às 16h – Conversa sobre publicação e edição de revistas em quadrinhos, com João Lin (um dos autores das HQs Ragu 8 – Cepe, 2021 e Ragu 9 – Cepe, 2022). Mediação de Diogo Guedes.

16h às 17h – Bate-papo com Clarice Hoffmann e Greg, autores da HQ Pedra d’Água (Cepe, 2023), sobre a ligação de Clarice Lispector com o Recife. Mediação de Diogo Guedes.

Sábado – 29/07

15 às 16h – Lançamento do livro Sonia em fotobiografia. Bate-papo entre o organizador da obra, Augusto Lins Soares, e a editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.

Domingo – 30/07

10 às 11h – Contação de história do livro infantil E eu, só uma pedra, (Cepe Editora, 2016), de Helton Pereira e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.

15h às 17h – Oficina artesanal sobre o projeto Galeria Reciclada da Cepe, com Júlio Gonçalves e Sandra Raposo (no estande).

16h às 17h – Bate-papo “Fazer literatura a partir de Garanhuns” com os escritores Nivaldo Tenório, Helder Herik, Carla Montanha e Thiago Corrêa. Mediação da editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.

Ações paralelas à Praça da Palavra:

Projeto Caixa de Leitura Doações de livros para bibliotecas e Organizações não Governamentais (ONGs) de Garanhuns.

Ação colaborativa dos projetos Livros nas Praças (Cepe Editora) e Livros Livres (Secult-PE/Fundarpe) Distribuição de livros em praças públicas e ruas de Garanhuns.