Homenagem a Miró da Muribeca abre a programação da Cepe no FIG

Atividades começam na manhã deste sábado (22) contemplando o público adulto e infantil

cepe miro 5
Miró da Muribeca se tornou uma grande influência na identidade cultural pernambucana. (Foto: Divulgação).

Considerado referência na poesia de rua brasileira, Miró da Muribeca é o homenageado da Cepe Editora este ano no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Neste sábado (22), a obra do poeta performático abrirá a programação da Praça da Palavra Luís Jardim, o polo literário do festival, com atividades serão destinadas a crianças e adultos.

As atividades vão começar pela manhã com contação de história para o público infantil do livro Atchim!, com textos de Miró e ilustrações de Cau Gomez. O título, lançado pela Cepe Editora, em 2019, foi criado tendo como mote perguntas que as crianças fazem sobre a vida e sobre Deus. A atividade será conduzida por Yalle Feitosa.

À noite, a partir das 17h, o escritor e editor Wellington de Melo vai conversar com o jornalista, escritor e editor Thiago Corrêa sobre o trabalho que vem desenvolvendo na biografia do artista, que deverá ser publicada ainda este ano pela Cepe. A mediação da mesa, intitulada “Miró, os caminhos de uma biografia”, será da editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.

“A poética de Miró se confunde não apenas com as ruas do Recife, mas com as ruas de todo o Brasil. Era um poeta com um ouvido muito atento às vozes da rua e por isso se comunica com um público tão diverso. Miró não canta a cidade, mas as pessoas que a habitam”, destaca Wellington de Melo.

Neste ano, a livraria da editora no FIG leva o nome do escritor garanhuense Helder Herik. Nesse estande, localizado na Praça da Palavra, o público vai encontrar pôsteres estampados com versos de Miró nos tamanhos A3 e A4, que podem ser adquiridos de forma avulsa ou no combo O Poeta Resiste (um livro Miró Até Agora, um exemplar de Atchim! e um pôster A4).

Veja a programação completa da Cepe Editora no 31º FIG:

Sábado, 22 de julho
Homenagem a Miró da Muribeca
10h às 11h – Contação de história do livro infantil Atchim! (Cepe Editora, 2019), de Miró da Muribeca (textos) e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 17h – Workshop “Preparação de originais para prêmios literários e submissão a editoras”, com o escritor e editor Wellington de Melo.
17h às 18h – Mesa “Miró, os caminhos de uma biografia”, bate-papo entre o escritor e editor Wellington de Melo e o jornalista, escritor e editor Thiago Corrêa.

Domingo, 23 de julho
10h às 17h – Contação de história do livro infantil A vaca macaca (Cepe Editora, 2022), de Eduardo Cesar Maia (texto) e Ildembergue Leite (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 16h – Conversa sobre publicação e edição de revistas em quadrinhos, com João Lin e Christiano Mascaro (dois dos autores das HQs Ragu 8 – Cepe, 2021 e Ragu 9 – Cepe, 2022). Mediação de Diogo Guedes.
16h às 17h – Bate-papo com Clarice Hoffmann e Greg, autores da HQ Pedra d’Água (Cepe, 2023), sobre a ligação de Clarice Lispector com o Recife. Mediação de Diogo Guedes.

Sábado, 29 de julho
15 às 16h – Lançamento do livro Sonia em fotobiografia. Bate-papo entre o organizador da obra, Augusto Lins Soares, e a editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.

Domingo, 30 de julho
10 às 11h – Contação de história do livro infantil E eu, só uma pedra, (Cepe Editora, 2016), de Helton Pereira e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 17h – Oficina artesanal sobre o projeto Galeria Reciclada da Cepe, com Júlio Gonçalves e Sandra Raposo (no estande).
16h às 17h – Bate-papo “Fazer literatura a partir de Garanhuns” com os escritores Nivaldo Tenório, Helder Herik, Carla Montanha e Thiago Corrêa. Mediação da editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.