O documentário Hora do Recreio, dirigido, produzido e escrito por Lucia Murat, foi selecionado para concorrer ao Prêmio de Melhor Documentário e ao Prêmio da Anistia Internacional no Festival de Berlim 2025. O longa, que também integra a Mostra Generation 14 Plus, será exibido pela primeira vez no evento no dia 16 de fevereiro, com a presença da diretora e da atriz Brenda Viveiros, que interpreta a personagem Clara, do livro Clara dos Anjos, de Lima Barreto.
O filme, que mistura elementos documentais e ficcionais, aborda temas centrais da educação pública no Brasil. A partir de uma pesquisa com professores da rede pública, o longa discute questões como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, bala perdida, feminicídio e gravidez precoce, sendo uma reflexão sobre a realidade dos jovens no país.

Além disso, Hora do Recreio apresenta uma peça de teatro baseada no livro Clara dos Anjos, onde jovens interpretam a obra, estabelecendo paralelos com suas próprias vivências nas comunidades. A peça, protagonizada por jovens de diferentes grupos de teatro de comunidades como Vidigal, Cantagalo e Cidade de Deus, serve como uma dramatização de abusos vividos por uma jovem negra suburbana.
O Prêmio de Melhor Documentário da Berlinale é uma das mais prestigiadas distinções do festival, com o vencedor recebendo 40 mil euros e a possibilidade de qualificação para uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário.
A diretora Lucia Murat expressou sua satisfação com a seleção: “Ser indicada já é um prêmio. Para nós, equipe e elenco de Hora do Recreio, ter sido selecionado para disputar mais dois prêmios no Festival de Berlim aponta para a força do nosso filme”, declarou. Murat já participou da Berlinale com os filmes Maré – Nossa Doce História de Amor (2008) e Doces Poderes (1997)
O filme será distribuído no Brasil pela Imovision e conta com o patrocínio da Riofilme, BRDE, FSA Ancine e Embaixada do Brasil em Berlim.
Os vencedores do Festival de Berlim 2025 serão anunciados no dia 22 de fevereiro.