Com 37 anos de atuação nas artes cênicas em Pernambuco, o Grupo Totem lança neste sábado (5), em Olinda, o projeto Totem Relicário, uma plataforma virtual que reúne 600 itens do acervo histórico do coletivo. A iniciativa contempla registros de 38 criações (entre performances, espetáculos, intervenções e exposições) desenvolvidas nos primeiros 21 anos de existência do grupo, entre 1988 e 2009. O acervo estará disponível gratuitamente no site e contará com recursos de acessibilidade comunicacional voltados a pessoas com deficiência visual, auditiva e daltonismo.
O lançamento acontece no casarão da Rua de São Bento, local que abrigou o antigo Bar Abraxas, reduto da cena cultural olindense nos anos 1980 e onde nasceu o grupo. A programação, que começa às 17h, inclui reperformances de seis obras históricas do Totem, além da exibição do documentário Totem Retrospecto, roda de conversa com integrantes e convidados, e um pocket show com músicos que participaram de diferentes fases da trajetória do coletivo.
Entre as performances que serão revisitadas estão Signosimbolosícones (1991), Ele, Artaud! (1997), Ita (1991), Mulheres (1993), Duplo Faca Destino (2005) e Caosmopolita (2005). Os trabalhos serão reinterpretados por atuais e ex-integrantes do grupo, além de colaboradores convidados.

O evento contará ainda com uma roda de conversa sobre a história do grupo e do acervo digital. Participam o diretor e músico Fred Nascimento, a produtora e atriz-performer Taína Veríssimo, o web designer Zé Diniz, o jornalista e professor Alexandre Figueiroa, além de participações por vídeo do professor e ex-performer Alexandre Nunes e da performer e arte-educadora Inaê Veríssimo. O pocket show terá a presença de Fred Nascimento, Cauê Nascimento, Mário Sérgio, Mari Paiva, Patrício Rodrigues e Gustavo Vilar.
De acordo com Taína Veríssimo, o lançamento representa um marco para o grupo e para a preservação de sua memória artística. “As peças gráficas são um grande marco desta etapa de disponibilização do acervo, pois, antes dos anos 2000, não havia materiais digitais, então todo material gráfico disponibilizado hoje foi feito de forma artesanal e muitas vezes coletiva. Ao longo do tempo, o grupo cresceu, entraram e saíram integrantes e os projetos realizados, assim como a apresentação gráfica destes, agora digitais, sempre estiveram sob a orientação de Fred Nascimento e Lau Veríssimo, seus fundadores”, afirma.
O Totem Relicário é viabilizado pelo Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco – Funcultura.
Serviço:
Lançamento do acervo virtual Totem Relicário
Local: Rua de São Bento, 344 – Olinda/PE
Data: Sábado, 5 de julho de 2025
Horário: 17h às 20h
Entrada: Gratuita
Acesso ao acervo
Mais informações: @grupototemrecife