Galo Gigante de 2025 será 100% feito de material reciclado

Escultura de 2025 terá 34 metros e será feita com cerca de 20 mil garrafas pets

Copia de Imagem post padrao 1 8
Foto: Allan Torres/PCR.

Em uma coletiva de imprensa, a Prefeitura do Recife deu os primeiros detalhes sobre o processo de produção da escultura do Galo Gigante pare o carnaval desse ano. Em 2025, o Galo Gigante será confeccionado pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável pela concepção e execução da escultura desde 2019.

A estimativa é que cerca de 20 mil garrafas pets sejam utilizadas na preparação da escultura, que terá 34 metros de altura, seis anos a mais que em 2024 e batendo o se estabelecendo como o Galo Gigante mais alto de todos.

A arrecadação do material necessário para a construção da escultura será feita com o apoio da população, que poderá descartar o seu lixo em um dos 130 pontos de doação que ficarão espalhados pela cidade esperando a entrega voluntária das garrafas descartadas. Serão utilizadas apenas garrafas de 2 litros.

O foco na sustentabilidade também faz parte do desfile do Galo da Madrugada este ano. O bloco atuará em uma parceria com 300 cooperativas de catadores e mais 100 catadores autônomos para auxiliar na coleta seletiva dos resíduos sólidos deixados pelas ruas após o desfile. Os catadores também poderão vender o que foi coletado nas Centrais de Reciclagem do Carnaval, que serão montadas em pontos específicos do percurso do bloco.

Os catadores autônomos que desejarem recolher materiais no Galo da Madrugada devem se preencher o cadastro na Central da Reciclagem, que fica no prédio do CadÚnico, na rua Dr. João Viêira de Menezes, no bairro de Santo Amaro.