“Gal Costa – Compacto de 72” recupera gravações inéditas após cinco décadas

EP traz faixas de Gilberto Gil, Luiz Melodia e Dorival Caymmi

Copia de Copia de Post Noticias 28
(Foto: Marcos Hermes/ Divulgação)

A Universal Music lançou, sem aviso prévio, o EP Gal Costa – Compacto de 72, com três gravações inéditas feitas em junho de 1972 e mantidas arquivadas por mais de cinco décadas. As faixas “A Morte”, de Gilberto Gil; “Vale Quanto Pesa”, de Luiz Melodia, e “O Dengo que a Nega Tem”, de Dorival Caymmi, foram registradas no auge da fase experimental da cantora, mas nunca chegaram ao público até agora.

De acordo com Mauro Ferreira, colunista do g1, s gravações ocorreram no rastro do sucesso do show Fa-Tal – Gal a Todo Vapor e refletem a sonoridade contracultural que Gal explorava na época. O registro traz elementos de indie rock, samba e psicodelia, com arranjos marcados pela guitarra de Lanny Gordin e a bateria de Tutty Moreno. O EP chegou a ser mixado em julho de 1972, mas foi engavetado sem explicações.

gal compacto 1972
Capa do EP

Além do EP, outros lançamentos são prometidos para este ano. Segundo coluna Guilherme Amado, do Platô BR, a gravadora Biscoito Fino planeja lançar o álbum ao vivo do último show de Gal Costa, realizado no Coala Festival, em setembro de 2022. O disco trará o registro da turnê As várias pontas de uma estrela, última apresentação da cantora antes de sua morte, em novembro daquele ano.