A banda Forró Escaletado lançou, nesta terça-feira (17), o single “Tarde Laranjeira”, primeira faixa inédita desde 2022 e ponto de partida para uma nova fase musical do grupo olindense. Com produção de Buguinha Dub e gravação no Estúdio Carranca, a música já está disponível em todas as plataformas de streaming e antecipa o novo EP do Escaletado, ainda sem título definido.
- Leia também: Marrakesh lança “Cão”, último single antes do aguardado disco homônimo pela Balaclava Records
Após sete anos de trajetória, entre experimentações e mudanças na formação, a banda investe em uma sonoridade mais elaborada, marcada por um processo coletivo e técnico mais robusto. O novo single reflete esse amadurecimento, com arranjos que vão além do xote tradicional e incorporam elementos do baião, maracatu, coco e até reggae.
“Tarde Laranjeira” propõe uma imersão no cotidiano olindense, trazendo na letra referências a bairros, ladeiras e personagens da cidade. “No trabalho anterior, as músicas foram o ponto de partida, inspiradas nas nossas memórias e influências como Luiz Gonzaga, Santanna e Dominguinhos. Desta vez, as referências estão fundidas com elementos do nosso cotidiano e apresentam a banda com mais energia”, afirmou Max Espíndola, vocalista e violonista do grupo.

O novo trabalho também representa um salto técnico em relação ao EP Viajei (2022), gravado em home studio com recursos limitados. Na gravação atual, a banda contou com o apoio dos técnicos Adriano Druprat e Marco Melo, além da colaboração da designer Clara Annes e do animador Rafael Tied na produção visual.
A canção é a primeira de quatro faixas que comporão o próximo EP, cuja proposta é apresentar um “mosaico musical” da nova identidade do grupo. “A cada três meses, vamos lançar uma música nova como peça desse mosaico musical, vivendo um ritmo próprio, com cada canção soltando mais detalhes sobre essa identidade que queremos apresentar ao público”, explicou Ícaro Annes, escaletista do conjunto.
A nova formação do Escaletado ampliou as possibilidades musicais com a chegada de novos integrantes. A artista Fernanda Vital passou a integrar o grupo como vocalista e percussionista, contribuindo com backing vocals, arranjos e novas texturas vocais. Já os músicos Peu Drums (contrabaixo e percussão) e Arthur Maia (percussão) reforçaram a base rítmica com contratempos e levadas características.
Para o integrante Raphael Tenório, o momento atual da banda é marcado pela construção coletiva. “Valorizamos muito a ideia de que o Escaletado não é centrado numa única pessoa. Essa pluralidade é justamente o que dá beleza e identidade ao que fazemos agora. O diálogo constante entre vozes e instrumentos é, hoje, uma das nossas marcas definitivas”, afirmou.