O Grito! anuncia Fora do Padrão, antologia que reúne quatro décadas de quadrinhos LGBTQIA+

No Straight Lines, best-seller organizado por Justin Hall, ganha edição brasileira ainda este ano e inicia campanha de financiamento coletivo

ogt

A Revista O Grito!, inaugura um novo e importante passo em sua jornada como veículo jornalístico independente: um selo de publicações impressas, com foco na publicação de títulos de histórias em quadrinhos. Depois da HQ Fim de Tarde, de Chico Lacerda, que será lançada na POC Con, chegou a hora de mais um anúncio: Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+, versão brasileira do best-seller No Straight Lines, de Justin Hall, cujo lançamento ocorrerá ainda em 2023.

A campanha de financiamento coletivo da obra tem seu início marcado na POC Con, nos dias 9 e 10 de junho. Será possível adquirir a recompensa do livro com desconto exclusivo durante esses dois dias e ainda frete grátis. Acesse o site da campanha no Catarse: catarse.me/foradopadrao.

Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ é uma antologia organizada pelo quadrinista estadunidense Justin Hall (Hard to Swallow), reunindo trabalhos de autores consagrados, como Alison Bechdel (Perigosas Sapatas), Howard Cruse (Stuck Rubber Baby – Como Viemos ao Mundo) e Ralf Koenig (O Homem Ideal).

O livro, porém, reúne ainda muitos autores do cenário alternativo norte-americano, cuja obra vem de uma cena fascinante, que nasceu e floresceu em paralelo até mesmo aos próprios quadrinhos alternativos dos EUA, publicados apenas em livros e revistas voltados especificamente para pessoas LGBTQIA+ e vendidos em livrarias alternativas voltadas para esse público. Por outro lado, livres de toda sorte de censura, preconceitos e amarras editoriais, essa é uma produção que oferece uma visão única sobre as esperanças, medos e fantasias de pessoas fora do padrão normativo da cis-heterossexualidade, em comentários e reflexões sobre nossa comunidade e sua relação com a sociedade em geral.

Com seu primeiro lançamento em livro, O Grito! busca trazer ao público brasileiro um vislumbre de uma produção por muito tempo ignorada, vinda de um dos países cuja cena de histórias em quadrinhos é tida como referência em todo o mundo. Uma antologia que reforça o combate à invisibilização dessas minorias não apenas no universo das HQs, mas na sociedade como um todo.  

Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+ contará com uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para viabilizar sua edição. A campanha será lançada na Poc Con, evento dedicado aos quadrinhos produzidos por pessoas LGBTQIA+ que ocorrerá em São Paulo, nos dias 9 e 10 de junho.

Mais publicações a caminho

O selo O Grito! Quadrinhos nasce com a mesma proposta da cobertura que já fazemos aqui na revista, de trazer temas que colocam a cultura como base para discutir assuntos importantes da sociedade, como política, questões identitárias, história, meio ambiente, urbanidades, entre outras.

Um dos eixos mais importantes da cobertura cultural de O Grito! sempre foram as HQs – sobretudo as brasileiras, alinhadas ao momento de crescimento do cenário de produção dessa expressão artística carregada de potências discursivas e que ainda se encontra longe do auge da exploração de suas possibilidades estéticas e narrativas.

Fora do Padrão

Daí, justamente, sua primeira empreitada nas publicações impressas ter sido justamente a Plaf, revista de crítica e jornalismo sobre quadrinhos que, hoje, após sete números, é uma das publicações mais respeitadas do meio – e que deu origem à publicação irmã Plaf Apresenta, cuja primeira edição trazia apenas histórias inéditas de diverses autores.

A partir de agora, a Plaf e a Plaf Apresenta passam a fazer parte do portfólio do selo, que terá três eixos principais como parte de sua proposta editorial: quadrinhos sobre cultura pop e arte; jornalismo em quadrinhos; e quadrinhos feito por minorias e comunidades minorizadas.

A cobertura de quadrinhos de O Grito! e as informações sobre as publicações impressas estarão reunidas na página dedicada dentro do site: revistaogrito.com/quadrinhos.