Festival Nas Batalhas exalta a cultura hip hop com programação vasta e gratuita

Evento acontece nos dias 7 e 8 de janeiro no Sesc Itaquera

The Legacy Crew, Soul Dip e Nas Batalhas. Foto: Vinny Fotografia. (Divulgação).

O Festival Nas Batalhas chega ao Sesc Itaquera, em São Paulo, com uma programação vasta de aulas, bate-papos, batalhas de danças urbanas e oficina de graffiti. O evento acontece nos dias 7 e 8 de janeiro com entradas gratuitas. O intuito é popularizar as danças urbanas e a cultura hip hop, desmontando estereótipos marginalizados e expandindo o contato de pessoas que ainda não conhecem a arte.

No rol de atividades, as batalhas de dança vão acontecer em dois momentos. No sábado (7), a disputa será de mulheres e pessoas LGBTQIA+ com os jurados Ákira, Jô Gomes e Aiza, Mc’s Félix Pimenta e Zaila, DJ Kamina e participação do grupo Gurias. E no domingo (8), será a vez da tradicional open style, comandada por Jade e Edu, onde todos os estilos poderão batalhar entre si, tendo breaking, locking, popping e outras diversas vertentes de dança urbana e da cultura Hip Hop. André Rockmaster, Alex Boog e André Batista serão os jurados, contando ainda com a participação dos grupos Soul Dip e Pratica Vila Bela. O DJ Jab Cut será o responsável por comandar as disputas.

A organização do Festival explica que a divisão de batalhas aconteceu para que quem participasse tivesse acolhimento e ficasse à vontade. Para participar, é necessário se inscrever através de um formulário disponível no perfil @nas_batalhas, no Instagram. As inscrições ficarão abertas até uma semana antes do evento e a chave de participantes será feita por sorteio online. O 1º, 2º e 3º lugar serão premiados com o troféu “Nas Batalhas”.

Dentro da programação, o segmento “Representatividades” vai contemplar os públicos afrodescendentes, indígenas, mulheres e LGBTQIA+. No sábado, às 13h30, os grupos Empower, The Legacy Crew e Elektras promovem uma roda de conversa sobre o protagonismo feminino nas danças urbanas, com mediação de Elen Soul. No domingo, pelo tema “Letramentos de reexistência: poesia, graffiti, música, dança: hip hop”, Ana Lúcia Silva Souza, professora adjunta na Universidade Federal da Bahia, debate o letramento como um meio essencial pelo qual as atividades culturais e políticas do Hip Hop acontecem. 

O Nas Batalhas também vai dispor de aulas de danças urbanas, com Darlita Albino e Josh Antonio, e oficinas para iniciantes no Graffiti com Anjinha “A mina das girafas” e André Hulk. 

Serviço:

Festival “Nas Batalhas” | SESC Verão 2023

07/01, sábado, a partir das 12h30

08/01, domingo, a partir das 11h

Entradas gratuitas

Sesc Itaquera

Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, SP

Programação:

Sábado, dia 07 de janeiro

12h30

Aula aberta de Danças Urbanas com Darlita Albino

13h

Oficina de Graffiti com Anjinha “A Mina das Girafas”

13h30

Roda de conversa sobre o protagonismo feminino nas danças urbanas, com os grupos Empower, The Legacy Crew e Elektras

15h

Batalha de dança voltado às mulheres e pessoas LGBTQIA+s

Domingo, dia 08 de janeiro

11h

“Letramentos de reexistência: poesia, graffiti, música, dança: hip hop”, com Ana Lúcia Silva Souza

12h30

Aula aberta de Danças Urbanas com Josh Antonio

13h 

Oficina de graffiti com André Hulk

13h30

Batalha de dança open style

Leia Mais
King Krule estreia novo projeto colaborativo, Aqrxvst