Estreias da semana: novo Indiana Jones e doc pernambucano Por Trás da Linha de Escudos chegam às salas

Longa A Sindicalista, com Isabelle Huppert, e animação Ruby Marinho também estreiam nesta quinta-feira (29)

indiana jones 5
Harrison Ford e Phoebe Waller-Bridge estrelam Indiana Jones e a Relíquia do Destino. (Foto: Divulgação).

Após première em Cannes, o quinto e último filme de Indiana Jones faz finalmente sua aguardada estreia no circuito comercial. Além dele, o documentário Por Trás da Linha de Escudos, de Marcelo Pedroso, chega às salas de Recife (PE), Fortaleza (CE) e Maceió (AL) em uma nova montagem, e o filme A Sindicalista, que resgata a história da representante sindical Maureen Kearney, aporta nos cinemas do Brasil. A programação também vem carregada de leveza e humor com a animação Ruby Marinho: Monstro Adolescente, de Kirk DeMicco.

Confira a lista completa com as estreias desta quinta-feira (29):

Indiana Jones e a Relíquia do Destino, de James Mangold

O caçador de relíquias mais famoso do mundo do cinema, Indiana Jones (vivido por Harrison Ford), está de volta às telas do mundo em uma nova e impactante aventura. O filme anunciado como o último da franquia é também o primeiro sem Steven Spielberg atrás das câmeras. Sob a direção do diretor duas vezes indicado ao Oscar James Mangold, o longa conta com Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen e Antonio Banderas no elenco.

Cartaz Credito Reproducao Simio Filmes e Vilarejo Filmes
Cartaz do longa Por Trás da Linha de Escudos. (Foto: Divulgação/Símio Filmes e Vilarejo Filmes).

Por Trás da Linha de Escudos, de Marcelo Pedroso

Lançado inicialmente em 2017, nos festivais de cinema de Cachoeira (BA) e Brasília (DF), o filme chega ao circuito comercial em uma nova montagem após ter sido recebido pelo público de forma crítica. O longa, que é o quarto do premiado documentarista Marcelo Pedroso, parte dos embates entre a PM de Pernambuco e os ativistas do Movimento Ocupe Estelita (MOE) para refletir sobre o caráter militar da polícia e levantar a bandeira da desmilitarização.

A Sindicalista, de Jean-Paul Salomé

A atriz Isabelle Huppert vive a história real de Maureen Kearney, uma representante sindical que denunciou acordos secretos e abalou a indústria nuclear francesa. Quando ela é violentamente agredida em sua própria casa, a investigação do crime a transforma de vítima em suspeita.

Tração, de André Luís

Num formato de heist movie, misturado com filmes de corridas, Tração combina ação, cenas de perseguição e adrenalina para contar a história de um grupo de amigos motociclistas, Ajax, Max, Manoel e Jessica (Pasquim, André Ramiro, Manoel e Paola Rodrigues), que são convidados para uma competição audaciosa, o MotoAthlon, realizada pelo egocêntrico político DiMello (Nelson Freitas).

La Parle, de Fanny Boldini, Gabriela Boeri, Kevin Vanstaen e Simon Boulier

Filmado quase inteiramente com iPhones, o longa ficcional conta a história de um grupo de amigos que se junta para passar as férias de verão na costa basca francesa. O lugar é famoso por reunir pessoas ao redor de La Parle, uma onda que, segundo a tradição local, revira sentimentos e traz resoluções. Enquanto Fanny (Fanny Boldini) precisa lidar com a iminência de um exame médico, Gabriela (Gabriela Boeri), longe de sua família no Brasil, questiona seu futuro. Kevin (Kevin Vanstaen) tenta se ocupar com o trabalho, mas sua mente está em outro lugar. E Simon (Simon Boulier), por sua vez, apenas quer que o grupo se divirta.

Ruby Marinho: Monstro Adolescente, de Kirk DeMicco

A adolescente Ruby Marinho (na voz de Agatha Paulita) está desesperada para se enturmar no Colégio Oceanside High e descobre estar destinada a herdar o trono e a liderança de sua avó, Rainha Guerreira dos Sete Mares (dublada por Patrícia Scalvi). Nessa aventura, ela se depara com um novo mundo, em que deve enfrentar sereias sedentas por poder, ao mesmo tempo em que tenta ser uma garota normal.