Estreias da semana: docs sobre o mestre Môa e o guitarrista Luiz Carlini e comédias com Toni Collette e Stephanie Hsu abrem o mês de agosto

Tem também a estreia em longas-metragens do diretor italiano Giacomo Abbruzzese com Disco Boy e o segundo filme da franquia Megatubarão

'Môa: Raiz Afro Mãe', de Gustavo McNair, estreou este ano no 15º In-Edit Brasil. (Foto: Divulgação).
'Môa: Raiz Afro Mãe', de Gustavo McNair, estreou este ano no 15º In-Edit Brasil. (Foto: Divulgação).

Agosto chegou com tudo – e com lançamentos para todos os gostos! Só nesta primeira semana estreiam nos cinemas os documentários Môa, Raiz Afro Mãe, de Gustavo McNair, que resgata o legado do mestre que fez história na reafricanização do carnaval baiano, e Luiz Carlini: Guitarrista de Rock, de Luiz Carlos Lucena, que revisita a trajetória do fundador da banda Tutti Frutti. Mas a risada também está garantida com as comédias Guerra Entre Herdeiros, com Toni Collette e Anna Faris, e Loucas em Apuros, com a indicada ao Oscar Stephanie Hsu.

E não para por aí! Tem ainda a chegada no circuito comercial brasileiro do premiado Disco Boy: Choque Entre Mundos, filme que marca a estreia do diretor italiano Giacomo Abbruzzese em longas-metragens, além de grandes doses de adrenalina com o segundo filme da franquia Megatubarão. Confira abaixo todos os lançamentos desta quinta-feira (3):

Môa, Raiz Afro Mãe, de Gustavo McNair

Músico, capoeirista, educador e fundador do Afoxé Badauê, Mestre Môa do Katendê fez história em Salvador, promovendo a reafricanização do carnaval baiano e influenciando uma geração de artistas da MPB. O documentário que começou junto com ele, pouco antes de seu assassinato político, conta e canta sua história através do depoimento dele e de personagens que celebram a reconexão com nossa identidade cultural.

Guerra Entre Herdeiros, de Dean Craig

As irmãs Macey (Toni Collette) e Savanna (Anna Faris) estão determinadas a garantir a tão desejada herança familiar. Sem muita sorte e com uma cafeteria à beira da falência, elas bolam um plano perfeito para conquistar sua tia Hilda, a matriarca autoritária e ranzinza que está doente. Para isso, devem enfrentar uma batalha divertida e caótica entre família na esperança de se tornarem as herdeiras da fortuna.

Luiz Carlini: Guitarrista de Rock, de Luiz Carlos Lucena

Um dos maiores guitarristas brasileiros, Luiz Carlini é fundador da Tutti Frutti, banda que gravou os primeiros álbuns com Rita Lee, incluindo o disco Fruto Proibido, além de ser o autor daquele que é considerado um dos grandes solos do rock na música “Ovelha Negra”. Neste documentário, sua trajetória é revisitada através de depoimentos de amigos e artistas como Andreas Kisser (Sepultura), Erasmo Carlos, Roberto Frejat, George Israel (Kid Abelha), Guilherme Arantes, Juba (Blitz), Kiko Zambianchi, Pepeu Gomes, Supla e Wanderlea.

Loucas em Apuros, de Adele Lim

Estrelado pela indicada ao Oscar Stephanie Hsu, além de Ashley Park, Sherry Cola e Sabrina Wu, o a comédia acompanha um grupo de quatro mulheres e seus processos de descoberta interior e da vida enquanto embarcam em uma aventura única. As amigas viajam para a China à procura da mãe biológica de uma delas, enfrentam situações inusitadas e fortalecem ainda mais o laço que já existia entre elas.

Disco Boy: Choque Entre Mundos, de Giacomo Abbruzzese

Premiado no Festival de Berlim deste ano com o Urso de Prata de Melhor Contribuição Artística, o filme acompanha Aleksei, um imigrante que chega a Paris e se junta à Legião Estrangeira – ramo do serviço militar do Exército Francês que recruta estrangeiros. Mais longe, no Delta do Níger, Jomo, um ativista revolucionário, está envolvido em uma luta armada para defender sua comunidade. Após o grupo de Jomo sequestrar cidadãos franceses, Aleksei é enviado para comandar uma operação no local.

Megatubarão 2, de Ben Wheatley

A continuação do blockbuster de 2018 eleva a ação a alturas inesperadas e profundidades ainda maiores, habitadas por vários Mega Tubarões e muito mais! Neste segundo filme, a viagem da equipe se transforma em um verdadeiro caos quando uma operação de mineração maquiavélica ameaça sua missão e os força a entrar em uma batalha de alto risco pela sobrevivência.

Depois de Ser Cinza, de Eduardo Wannmacher

O filme é narrado a partir de três mulheres diferentes que se envolveram com o mesmo homem, Raul (João Campos). Isabel (Elisa Volpatto), Suzy (Branca Messina) e Manuela (Silvia Lourenço) estiveram com ele em momentos e lugares diferentes, numa trama que transita entre o Brasil (Porto Alegre) e a Croácia (Dubrovnik, Zadar e Zagreb). Por meio desses personagens, o longa faz um retrato dos relacionamentos contemporâneos, num mundo onde as fronteiras estão cada vez mais esmaecidas.

Águas do Pastaza, de Inês T. Alves

O longa documental acompanha uma comunidade de crianças que vive isolada na floresta tropical amazônica em profunda intimidade com a natureza à sua volta. Entre as águas do rio Pastaza e o topo das árvores, os pequenos vivem o seu cotidiano de forma quase autônoma e com um forte senso de colaboração.

Casa Vazia, de Giovani Borba

Raúl é um peão desempregado e pai de família que vive em uma casa isolada na imensidão solitária dos campos. Assolado pela pobreza e a falta de trabalho, ele se junta a outros peões para roubar gado durante a escuridão das noites no campo. Porém, ao retornar de mais uma madrugada, ele encontra sua casa vazia: sua mulher e seus filhos desapareceram.

The First Slam Dunk, de Takehiko Inoue

O anime de basquete mais popular do Japão traz a história de Ryota Miyagi, um estudante do segundo ano do ensino médio que faz parte do time de basquete da Shohoku High School. Ele joga ao lado de Sakuragi, Rukawa, Akagi e Mitsui, e juntos buscam a glória no Campeonato Nacional Interescolar.

Destinos Opostos, de Walther Neto

Tony nasceu no Pantanal, filho de um grande fazendeiro. Mas as mágoas da vida o fizeram romper com suas raízes e partir para uma vida distante de tudo que o machuca. Anos depois, ele precisa enfrentar o seu passado voltando à terra natal em uma viagem que pode mudar sua história.

Além do Tempo, de Theu Boermans

Lucas e Johanna vivem nos anos 1970 e 80, perdidamente apaixonados, em um mundo cheio de sonhos e ideais. Então, um acidente desastroso, durante sua viagem de barco no Atlântico, os separa. Trinta e cinco anos depois, no fim de suas vidas, os dois se reencontram e seu amor profundamente enraizado ainda é muito forte. Johanna ousará confiar em Lucas e deixá-lo entrar em seu profundo segredo do passado?

Despedida, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes

Durante o carnaval, Ana, uma menina de 11 anos, viaja ao interior do Rio Grande do Sul para o funeral de sua avó. À noite, pela janela, ela vê o fantasma da avó entrando na floresta perto da casa da família. Quando Ana decide segui-la entre as árvores, descobre um mundo de fantasia e mistério.