Documentário inédito sobre Melvin Van Peebles aborda a criação do herói negro no cinema americano

O cineasta abriu caminho para um novo gênero cinematográfico com personagens negros em papéis de destaque

unnamed 16
Cena do documentário Meu amigo Fela, de Joel Zito Araújo. (Foto: Divulgação/Curta!).

O documentário Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro é uma homenagem à vida e obra do diretor Melvin Van Peebles, que revolucionou o cinema americano ao criar um novo modelo de herói negro nas telas. Dirigido por Catherine Bernstein e Martine Delumeau, o filme retrata a trajetória do cineasta desde sua infância em Chicago até o sucesso alcançado com Sweet Sweetback’s Baadasssss Song (1971). A estreia acontece pelo canal Curta!, nesta Quarta de Cinema (17), às 23h.

A história de Sweetback foi uma chamada política e uma declaração revolucionária contra a injustiça e a violência sofrida pelas minorias nos Estados Unidos. Produzido de forma independente por Van Peebles — que também escreveu o roteiro, dirigiu, atuou como protagonista e compôs a música — o filme arrecadou US$ 15 milhões. O sucesso da produção abriu caminho para um novo gênero cinematográfico, conhecido como Blaxploitation, que apresentou personagens negros em papéis de destaque.

O documentário mergulha nos bastidores da produção do filme, acompanhando as lutas enfrentadas por Van Peebles para realizar sua visão cinematográfica. Seus filhos e neto, que hoje são produtores, diretores e atores, testemunham o impacto duradouro de Sweet Sweetback’s Baadasssss Song e como a obra provou que existe vida além de Hollywood. Para seus familiares, embora Melvin Van Peebles não tenha se tornado um dos principais cineastas da Nova Hollywood, seu legado no cinema e sua influência são inegáveis.