Doc Segredos do Putumayo apresenta investigações sobre escravidão e assassinato de povos indígenas pela exploração da borracha

Filme será exibido no dia 1º de setembro no CineSesc, na programação do Mês Amazônia

unnamed 3 1
Crianças carregando fardos de borracha. Foto de Roger Casement (1910). (Divulgação).

O documentário Segredos do Putumayo estreia no dia 1º de setembro no CineSesc, em São Paulo, como parte da programação do Mês Amazônia. Dirigido por Aurélio Michiles, o filme revela as investigações do ativista irlandês Roger Casement, cônsul britânico no Brasil na década de 1910, sobre a escravidão e o assassinato de milhares de indígenas forçados a trabalhar na coleta de borracha.

O astro irlandês Stephen Rea, integrante dos sucessos V de Vingança (2006), Entrevista com o Vampiro (19944) e indicado ao Oscar de melhor ator por Traídos pelo Desejo (1992), é quem dá voz a Roger Casement.

Segredos do Putumayo passou por diversos festivais importantes, como Hot Docs e Vancouver Intl Film Festival (Canadá), Galway Film Fleadh e Foyle Film Festival (Irlanda), Rencontres du Cinema Latino-americain (França), AFI DOCS (EUA) e Festival de Cine de Lima (Peru).

O doc conta com a participação de Angus Mitchell, historiador e escritor de O Diário de Roger Casement, livro que inspirou o longa, do escritor Milton Hatoum e de importantes moradores dos povos Uitoto, Bora, Okaina e Muinames, habitantes de La Chorrera na Colômbia, que testemunham sobre os ocorridos em seu território.

Em parceria com o Consulado Geral da Irlanda no Brasil, a exibição que acontece às 20h, será gratuita, e ainda vai promover um debate aberto ao público, contando com a presença de Stephen Rea, Angus Mitchell e a ativista indígena Vanda Witoto.

unnamed 2
Stephen Rea interpreta Roger Casement no filme. Crédito Associação Cultural Field Day. (Divulgação).