O Corrente, é o primeiro simpósio de jornalismo musical do Brasil que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro em Belo Horizonte. Diante da crise da modalidade, envolvendo a precarização dos veículos, a dependência dos algoritmos das redes sociais e dos serviços de busca online na determinação do alcance dos conteúdos produzidos, e a transformação dos jornalistas em influencers mal remunerados, o evento vem para pensar os possíveis caminhos do jornalismo musical no Brasil.
Serão reunidos nomes que estão atuando na área, seja na academia, no vídeo, em podcasts, newsletters, sites, blogs e mercado editorial, a fim de estabelecer debates, apresentar pesquisas e promover contato direto com a cultura de Belo Horizonte, causando a aproximação de artistas e espaços que promovem a música na cidade.
“A reflexão sobre os rumos do jornalismo musical já existe e está fragmentada pelas redes e eventos acadêmicos. O Corrente é uma forma de agregar parte do que se tem produzido e, principalmente, tentar aproximar pessoas que são atuantes na área e que se destacam por seus trabalhos,”, afirmou Marcelo Santiago, idealizador do simpósio.
O Corrente é realizado pelo reverbera, sob idealização e curadoria de Marcelo Santiago, com patrocínio da Belotur e da Prefeitura de Belo Horizonte, e vem apra ser um espaço de conhecimento e experiências, um momento de troca de referências entre pessoas que refletem e conhecem profundamente a cultura do país. O projeto conta ainda com uma festa de encerramento com shows de Gabriela Viegas, deafkids e ruadois.
Confira a programação completa e os participantes:
1º de fevereiro, quarta-feira, 18h30, na quente
Apresentações de artigos e pesquisas:
Bruna Vilela
Rafael Andrade
Adreana Oliveira
Conversas:
GG Albuquerque / conversa com Bruna Vilela
Rodrigo Correa / conversa com Nina Rocha
Camilo Rocha / conversa com Dora Guerra
2 de fevereiro, quinta-feira, 18h30, na quente
Apresentações de artigos e pesquisas:
Marcelo Santiago
Isabela Rosa
Olga Costa
Conversas:
Chris Fuscaldo / conversa com Julianna Sá
Guilherme Lúcio / conversa com Natacha Vassou
Kamille Viola / conversa com Danielle Pinto
3 de fevereiro, sexta-feira, 20h, P7 criativo
Festa de encerramento
deafkids
ruadois
Gabriela Viegas
Akila | dj set
ritttual | dj set
SERVIÇO
CORRENTE: 1º simpósio de jornalismo musical do Brasil
Dias 1, 2 e 3 de fevereiro
Dia 1/02 • Conversas e apresentações de pesquisas
horário: 18h30
endereço: quente (Av. Afonso Pena nº 941, sala 601, centro, BH)
gratuito, retirada de ingressos no site
Dia 2/02 • Conversas e apresentações de pesquisas
horário: 18h30
endereço: quente (Av. Afonso Pena nº 941, sala 601, centro, BH)
gratuito, retirada de ingressos no site
Dia 3/03 • Festa de encerramento (com Gabriela Viegas, deafkids, ruadois)
horário: 20h
endereço: P7 Criativo (Rua Rio de Janeiro nº 471, centro, BH)