Companhia de Dança Artefolia celebra 30 anos com oficina e espetáculo gratuito no Recife

Grupo se prepara para circular pelas ruas da capital pernambucana a partir desta sexta-feira (27)

IMG 2712 Vanessa Alcantara
Fundada em 1993, a Cia. Artefolia surgiu com o intuito de desenvolver trabalhos de criação em dança e, posteriormente, passou a atuar também no campo da pesquisa. (Foto: Vanessa Alcantara/Divulgação).

Em celebração aos seus 30 anos de trabalho artístico e compromisso social, a Companhia de Dança Artefolia se prepara para circular pelo Recife com oficina e espetáculo gratuito. Entre os dias 27 de outubro e 6 de novembro, o grupo apresentará Roda de Terreiro, uma montagem coletiva que mergulha nas ricas tradições culturais brasileiras, em diferentes pontos da cidade.

A primeira apresentação acontece nesta sexta-feira (27), no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro. Idealizado por Daniel SemSobreNome, que também assina direção e dramaturgia com Marcelo Sena, o espetáculo incorpora elementos do Maracatu de Baque Solto, Cavalo Marinho e do Coco, vivenciando os fluxos e sensações que essas manifestações culturais provocam nos corpos brincantes.

Além da circulação da obra, a comemoração inclui a oficina “Vivências e Brincadeiras de Terreiro“, facilitada pelos artistas Daniel SemSobreNome e Henrique Braz. A proposta é compartilhar as referências culturais, sociais e políticas do grupo Artefolia a partir da abordagem prática das danças (Cavalo Marinho, Coco e Maracatu) presentes no espetáculo. A oficina propõe experimentações corporais, confecções de máscaras individuais e estudos de musicalidades das danças tradicionais.

Fundada em 1993, a Cia. Artefolia surgiu com o intuito de desenvolver trabalhos de criação em dança e, posteriormente, passou a atuar também no campo da pesquisa, com desdobramentos criativos em vídeo. O grupo tem em sua história uma abordagem que conecta tradições culturais brasileiras e pernambucanas com as questões da contemporaneidade.

Nos últimos anos, o grupo abraçou a perspectiva decolonial e o compromisso com questões sociais urgentes relacionadas à raça, gênero e classe. Essa abordagem coletiva permeia não apenas a construção artística, mas também as relações entre os artistas e criadores que fazem parte da companhia.

Confira a programação completa:

Sexta-feira, 27 de outubro
14h às 17h – Oficina Vivências e Brincadeiras de Terreiro | Compaz Cordeiro

Sábado, 28 de outubro
16h – Roda de Terreiro | Avenida Brasília Teimosa, em frente ao Quiosque da Palafita

Domingo, 29 de outubro
16h – Roda de Terreiro | Ibura, Praça da UR 5

Sexta-feira, 3 de novembro
15h30 – Cortejo + Roda de Terreiro | Cordeiro, início na Praça da Esperança até a Casa da Vovó Bibia (SESSÃO COM AUDIODESCRIÇÃO)

Sábado, 4 de novembro
16h – Roda de Terreiro | Praça do Morro da Conceição, na quadra de esportes

Segunda-feira, 6 de novembro
15h às 18h – Oficina Vivências e Brincadeiras de Terreiro | Ibura, Praça da UR 5