Artistas brasileiros são indicados ao Eisner com HQ para crianças

Phellip Willian e Melissa Garabeli, com o tradutor Fabio Ramos, concorrem a obra "Saudade" no maior prêmio da indústria de quadrinhos dos EUA

saudade
Trecho de Saudade (Missing You). (Divulgação).

Dois brasileiros foram indicados ao Eisner Awards, o mais importante prêmio da indústria de quadrinhos dos EUA. Phellip Willian e Melissa Garabeli, ao lado do tradutor Fabio Ramos, concorrem na categoria “Melhor Publicação Para Crianças” com a obra Saudade, que em inglês foi traduzida para Missing You.

Mais de 150 títulos concorrem nesta edição do Eisner, que a cada ano amplia sua internacionalização, com a presença de artistas estrangeiros cujas obras saíram nos EUA. A entrega acontece durante a San Diego Comic-Con, na Califórnia, no dia 26 de julho.

Saudade saiu pelo selo Bast, da Jambô Editora e conta a história da relação de duas crianças com um cervo que vive numa floresta. “Eu não esperava a indicação. Achávamos que teríamos chance no ano anterior, então foi como ganhar na loteria sem lembrar que apostamos. Acho que concretiza muito do sonho que temos em contar histórias e viver disso”, disse Phelipe Willian à Revista O Grito!.

willian
O quadrinista Phellip Willian. (Divulgação).

Antes da indicação ao Eisner, o livro repercutiu bem no mercado brasileiro e ganhou o Angelo Agostini, o HQ Mix e foi finalista do Jabuti em 2019. No ano passado, os artistas passaram a ser agenciados por uma empresa que trabalha no mercado externo e o livro ganhou edição pela Oni Press. “Lembro que esses prêmios nos levaram a esgotar a tiragem inicial e nos alavancou para projetos diferentes e com editoras maiores. Eu torço para que o efeito seja o mesmo no mercado norte-americano (ainda que a indicação já seja uma grande vitória)”, diz Willian. “Já conseguimos publicar com uma editora que tem grande alcance por lá, então imagino que possa ter um aumento de vendas. Quem sabe alcançar outros públicos ou interessados em adaptação?”

As expectativas com a indicação são grandes. “A repercussão da obra havia sido tímida até agora, uma vez que não temos nome naquele mercado e nem podemos comparecer em eventos ou lançamentos por lá”, explica Willian. “Ainda não conversamos com a editora sobre o Eisner, mas imagino que possa existir novas ações de divulgação que peguem na rabeira do prêmio. Nós estamos empolgados”.

Saudade2

Esta não é a primeira vez que brasileiros são indicados ao Eisner. No ano passado, três artistas concorreram: Débora Santos e Alex Lins, ambos na categoria melhor HQ curta, porém com obras distintas e Rogê Antônio, por seu trabalho em She-Hulk.

Image e DC dominam indicações ao Eisner

As editoras Image e DC Comics lideram as indicações este ano, com 17 e 13 menções respectivamente.

Entre os vários títulos indicados estão The Cull, Black Cloak e Transformers, da Image e Aves de Rapina, Detective Comics, Shazam! e Asa Noturna, na DC. A editora Fantagraphics concorre com 11 menções, sobretudo nas categorias de clássicos e reedições. First Second vem em seguida com 10.

Veja a lista completa de indicados no site do prêmio.

Encontrou um erro? Fale com a gente

Editor