O Coletivo Angu de Teatro realiza neste sábado (24), às 19h30, na Casa Estação da Luz, em Olinda, a leitura dramatizada da peça Infâmia. Com entrada gratuita, o evento dá início ao processo criativo do espetáculo, cuja estreia está prevista para 2026. A atividade conta ainda com discotecagem do DJ Pepe Jordão e a venda de comidas e bebidas no local. Os ingressos podem ser retirados pelo Sympla.
- Leia também: CAIXA Cultural apresenta o espetáculo “A Menina Escorrendo Pelos Olhos da Mãe” nesta semana
A leitura marca o primeiro contato do público com o texto de Infâmia, uma parceria inédita entre os autores Newton Moreno e Marcelino Freire, ambos pernambucanos e com histórico de colaborações com o coletivo, que celebra 20 anos de trajetória em 2024. O objetivo é amadurecer a montagem a partir da escuta do público.
“A ideia é ouvir as plateias e depois seguir o trabalho, incorporando observações, novas ideias. Muito saudável ter este espaço para poder ir pensando o espetáculo com o público. Num tempo de resultados rápidos, é um luxo poder maturar o processo de criação com tanta delicadeza”, afirmou Newton Moreno.
A obra trata das consequências das fake news e da desinformação organizada, com foco nos impactos sociais e afetivos. “É uma discussão sobre nosso ofício, nossos modos de produção, a função da arte em tempos fascistas. Na esperança de que, através de nossas questões, possamos ampliar a conversa sobre o tema das infâmias e das fakenews”, disse Newton.


Na trama, seis personagens ligados ao teatro despertam em um barco à deriva e descobrem ter sido vítimas de calúnia, difamação ou ameaças. Uma arma dispara, mas não se sabe quem a acionou. A metáfora do barco e os limites da verdade permeiam o enredo. “É importante falar sobre verdade. E nada melhor do que o teatro para tirar essas máscaras de um país e revelar as verdadeiras faces das pessoas”, afirmou Marcelino Freire.
Sobre o processo de escrita conjunta, Newton destacou: “Tem sido um bailado elegante e estimulador. Aos poucos, vamos negociando os imaginários, um inspira o outro. Ele amplia a minha visão sobre o tema, me mostra o que não vejo. E vice-versa.” Marcelino complementou: “Nos divertimos muito, foi um encontro muito saudável, enriquecedor. Tenho aprendido com ele a afinar meus diálogos, a compreender melhor a carpintaria teatral. Construímos uma ponte muito afetuosa, de amizade verdadeira. E isso é tudo de que precisamos para combater as fakenews. A verdade é esta!”
O elenco conta com Marcondes Lima, Arilson Lopes, Ivo Barreto, Lili Rocha, Nínive Caldas e André Brasileiro, que retorna aos palcos após cerca de dez anos. O projeto foi contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural.
Serviço:
Leitura dramatizada de Infâmia – Coletivo Angu de Teatro
Data: Sábado, 24 de maio
Horário: 19h30
Local: Casa Estação da Luz – Rua Prudente de Morais, 313, Carmo, Olinda – PE
Entrada gratuita
Ingressos: Retirada pelo Sympla