Coletiva Mãe Artista promove seminário online e gratuito 

MAE DEIXE A PETECA CAIR. foto Jocarla
Foto: Jocarla. (Divulgação).

A Coletiva Mãe Artista realiza o  “2° Seminário Conversas sobre Artes e Maternagens – Mãe, deixe a peteca cair!” de segunda (8) a quarta (10), iniciando as celebrações do Dia das Mães. As inscrições estão abertas via Sympla e o acesso é gratuito via plataforma Zoom Meeting. 

Os encontros on-line têm o intuito de promover momentos de escutas, falas e trocas sobre as questões que emergem na relação entre o corpo-mãe, a maternagem, a produção artística e o contexto patriarcal.

As atividades fazem parte do projeto “Pequeno manual de sobrevivência para mães artistas”, incentivado pelo Funcultura-PE. A partir dos desdobramentos experienciados no seminário o resultado será a montagem de espetáculo, um solo performático da artista-mãe Iara Sales, idealizadora da Coletiva.

“Intencionados através das artes, os encontros do seminário irão propor uma reflexão sobre como as experiências de maternagens servem não só a quem gesta, pare e cuida, mas também à sociedade como um todo, sendo mote para criações artísticas na linguagem da dança e da performance, visibilizando não só os corpos e existências das mães artistas, mas também seu protagonismo nas artes”, explicou Iara Sales. 

O “2° Seminário Conversas sobre Artes e Maternagens – Mãe, deixe a peteca cair!” será ministrado em formato de palestras-performances virtuais pelas mães artistas integrantes da Coletiva Mãe Artista: Cecília Carvalho (MG/BA), Daiana Carvalho (SP), Iara Sales (PE), Isa Flor (DF/BA), Janahina Cavalcante (CE/BA), Jocarla Gomes (BA/SP), Lucimar Cerqueira (BA), Maíra Tukui Ribeiro (BA), Milena Mariz (BA) e Rafaela Kalaffa (DF). 

A programação está estruturada em três eixos. Na segunda (8), das 19h à 20h30, o debate será “Pró-criar outros mundos possíveis. Conseguimos decolonizar a solidão materna?”. Na terça (9), “Criar e cuidar: eu existo mãe artista?” é o tema. E na quarta (10), “Sobreviver e (re)existir: eu deixo a peteca cair?” é a abordagem.

Crias Maria Eduarda e Maria Cecilia. Mae e fotografia Jocarla 1
Crias Maria Eduarda e Maria Cecília. Foto: Jocarla. (Divulgação).

Residência Artística 

Além do seminário on-line, a Coletiva Mãe Artista também está realizando a “2ª Residência Artística da Coletiva Mãe Artista”  presencial em Salvador-BA. Dentro da programação da residência artística, acontece a oficina “Corpo, cuidado e movimento entre mães e crias”, assim como a exibição de vídeos e fotos performances da exposição permanente “Mãe-artista ou Artista-mãe?”, da Coletiva Mãe Artista, que pode ser acessada no site.

Também faz parte da residência a ação “LAMBE CRIA CRIA LAMBE”, que acontecerá pelas ruas e espaços públicos de Salvador, convidando as mães artistas e pessoas interessadas a fazerem uma intervenção de “anarcomaternagem”.

SERVIÇO

2° Seminário Conversas sobre Artes e Maternagens – Mãe, deixe a peteca cair!

Datas: 08, 09 e 10 de maio de 2023 (segunda, terça e quarta-feira)

Horário: das 19h às 20h30 

Local: on-line (na plataforma Zoom Meeting) 

Faixa etária: a partir dos 16 anos

Inscrições: via Sympla (acessar link pelo Instagram @mae.artista)

Acesso: gratuito

Limite de participantes: 100 pessoas

*Evento acessível em Libras pela Centrae Acessibilidade Comunicacional.

*A participante que comparecer aos três dias do seminário terá direito a um certificado de participação.

Mais informações: no Instagram @mae.artista