Circuito Cepe retoma atividades presenciais e anuncia primeira edição da Feira Miolo(s) no Nordeste

De julho a dezembro, a ação acontecerá em todas as regiões do Estado, com dez eventos

feira miolos2
Última edição da Feira Miolo(s), na Biblioteca Mario de Andrade, em SP. (Foto: Mayara Maluceli/Divulgação)

Em 2022, o Circuito Cepe de Cultura volta a acontecer no formato presencial. De julho a dezembro, a ação acontecerá em todas as regiões do Estado, oferecendo um calendário de dez eventos que tem como proposta integrar a literatura com as mais variadas expressões artísticas.

Entre algumas novidades, o circuito trará a primeira edição nordestina da Feira Miolo(s) (uma das mais tradicionais feiras de publicações independentes do Brasil), a realização da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) em ambiente aberto, no Bairro do Recife, e a inclusão de novos municípios, entre eles Gravatá, que receberá, em agosto, a V Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste).

O Circuito Cepe de Cultura também chegará a Afogados da Ingazeira (setembro, com a II Feira da Poesia do Pajeú), Cabo de Santo Agostinho (outubro, com a I Feira Literária do Cabo de Santo Agostinho – Flicabo), Olinda (Miolos Nordeste), Arcoverde (outubro, com a IV Feira Literária do Sertão – Felis), Goiana (novembro, com a II Feira Literária de Goiana – Fligo), tendo ainda Recife com a VI Fenelivro (setembro) e a IV Feira da Literatura Infantojuvenil (Flitin, em dezembro).

Taquaritinga do Norte

Além de feiras próprias, o Circuito Cepe também firma parcerias culturais reforçando eventos importantes, como o 30º Festival de Inverno de Garanhuns e o Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte, que em sua terceira edição ganha um polo literário com programação da Companhia Editora de Pernambuco. O Festival, que integra gastronomia e arte, acontecerá de quinta-feira (7) a domingo (10) próximos, na Praça Padre Otto Sailer, centro da cidade.

Lançamento

Toda a programação do estande da Cepe no festival de Taquaritinga do Norte é gratuita. Um dos destaques será o lançamento do livro Yes, nós temos Coca-Cola: A fartura dos Estados Unidos e a guerra contra a fome no Nordeste, no sábado (9), às 16h.

Escrito pelo gastrônomo, escritor e Doutor em História Social pela USP, Frederico Toscano, o livro é resultado de uma extensa pesquisa que tem como recorte o período de 1930 a 1964. Traz uma narrativa histórica da cultura alimentar na região, em especial, no Recife, particularmente quando a cidade serviu de base naval dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial sendo sede da 4ª Frota, na década de 1940. Americanismo, fartura, carestia e escassez de alimentos – efeitos da guerra ou resultado de especulação praticada por comerciantes – são detalhadas nas 552 páginas da publicação. Em Taquaritinga, Frederico Toscano conversará com a jornalista Vanessa Lins.

Acompanhe abaixo a programação do Polo Literário:

Dia 7 de julho, quinta-feira
14h – Oficina Degustação literária, com Érica Montenegro
17h – Premiação dos alunos vencedores do concurso de redação
19h – Sarau Estudantil
Apresentação cultural de alunos das escolas municipais de Taquaritinga do Norte
21h – Espetáculo: A Sambada de Simão nas Terras de São Saruê, com Adiel Luna e seu grupo Mamulengo Flor Mimosa
22h – Show musical com a Banda Nível 5

Dia 8 de julho, sexta-feira
16h – Contação de histórias
A menina que engoliu um céu estrelado (CEPE, 2020), de Gael Rodrigues, com Tapete Voador.
17h – Atração infantil
O Matuto, com Rapha Santacruz
19h – Sarau estudantil
Apresentação cultural de alunos das escolas municipais de Taquaritinga do Norte
20h – Show musical com As Severinas

Dia 9 de julho, sábado
15h – Show com a Orquestra de Frevo Zezé Corrêa
16h – Lançamento literário
Livro Yes, nós temos Coca-Cola: a fartura dos EUA e a guerra contra a fome no Nordeste, de Frederico Toscano. Conversa com a jornalista Vanessa Lins.
17h – Bate-papo
Saberes e sabores do café, com a jornalista e escritora Giuliana Bastos e Romoaldo de Souza, jornalista especializado em café. Mediação da jornalista Vanessa Lins.
18h – Lançamento literário
Livro Maturidade Humana (Baruch, 2022), de Diogo Rogério. Apresentação do escritor Roberto Celestino.