Centro Cultural Estrela de Lia realiza segunda edição da Ciranda da Resistência em Itamaracá

Evento gratuito promove cultura popular com oficinas, cortejos e shows no feriado do Dia do Trabalhador

Copia de Imagem post padrao 26
Foto: Ytallo Barreto/Divulgação.

O Centro Cultural Estrela de Lia, localizado na orla da Praia de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá, realiza no dia 1º de maio a segunda edição do projeto Ciranda da Resistência. A programação, com entrada gratuita, ocorrerá das 11h às 22h e contará com oficinas, apresentações culturais, cortejos e shows, encerrando com o espetáculo da cirandeira Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

A iniciativa integra o projeto Cultura Giratória: Sustentabilidade para a Embaixada da Ciranda Lia de Itamaracá, realizado com apoio do Ministério da Cultura, por meio de emenda parlamentar do senador Humberto Costa. A ação tem como objetivo fortalecer a cultura popular na Ilha de Itamaracá, especialmente diante da escassez de infraestrutura cultural na região. A Prefeitura da Ilha é parceira da iniciativa.

A cerimônia oficial do evento está prevista para as 16h e marcará também a apresentação de novos projetos a serem desenvolvidos no Centro Cultural ao longo de 2025 e 2026. Entre os destaques estão oficinas de doces tradicionais e de modelagem em fuxico voltadas para mulheres da ilha, fruto de emenda parlamentar da deputada Maria Arraes. O Centro Cultural também foi aprovado no edital de Ponto de Cultura da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Outras ações incluem formações nas áreas de moda artesanal e gastronomia, voltadas ao empoderamento de mulheres negras, com recursos da Fundação Banco do Brasil, via edital de Empoderamento de Mulheres Negras.

“Estamos realizando a segunda edição do projeto, agora no feriado do Dia do Trabalhador, data em que a Ilha se enche de turistas, visitantes e moradores. Depois do sucesso da primeira edição, no sábado de Carnaval, seguimos com mais três programações previstas, tendo o São João como a próxima parada. O apoio do Ministério da Cultura, através do senador Humberto Costa, é fundamental para consolidar o Centro Cultural Estrela de Lia como um espaço estruturador para a cultura popular da Ilha de Itamaracá, um local de formação e fruição, especialmente para jovens e mulheres”, afirmou o produtor cultural Beto Hees, empresário de Lia de Itamaracá e coordenador do projeto.

Para ele, os novos projetos são essenciais para o futuro do espaço. “São fundamentais não só para garantir a plena atividade do Centro Cultural Estrela de Lia, mas também para promover sua sustentabilidade ao longo dos próximos anos. Estamos criando uma base sólida para que o Centro se torne um polo de empoderamento feminino, formação cultural e empreendedorismo na Ilha de Itamaracá”, completou.

Fundado em 2005, o Centro Cultural Estrela de Lia funcionou até 2014 como um espaço de arte e formação. Após o desabamento de sua estrutura, ficou fechado por uma década. Atualmente, com parte da estrutura recuperada, retoma as atividades com eventos culturais como o festival O Canto da Sereia, e ações promovidas por Lia de Itamaracá e parceiros locais. A retomada das atividades também envolve a Embaixada da Ciranda, museu orgânico que homenageia a trajetória da cirandeira e é gerido majoritariamente por mulheres.

A Ilha de Itamaracá apresenta desafios sociais e econômicos, como baixos índices de escolaridade, renda e acesso à infraestrutura básica. Dados do IBGE revelam que, em 2012, o salário médio da população era de 1,8 salários mínimos, com mais da metade dos habitantes vivendo com até meio salário mínimo por pessoa. O Centro Cultural e a Embaixada da Ciranda surgem, nesse contexto, como espaços estratégicos para a promoção da cultura popular e para o fortalecimento comunitário.

Programação – Ciranda da Resistência | 1º de Maio

Local: Centro Cultural Estrela de Lia – Praia de Jaguaribe, Ilha de Itamaracá
Entrada gratuita

11h – Oficina Circense / Escola de Samba Gaviões Dourado
13h – Apresentação Circense
14h – Oficina Infantil / Cortejo Tribo Indígena Ubirajara
15h – Contação de História
15h30 – Cortejo Maracatu Dragão Devorador
16h – Solenidade de Abertura
16h30 – Desfile
17h – Afoxé Filhos de Dandalunda
17h45 – Bacamarteiro Mandacaru de Abreu e Lima
18h15 – Boi Maraca
19h – Cineclube
20h30 – As Filhas de Baracho
21h30 – Coco do Amaro Branco
22h30 – Show de Lia de Itamaracá