Cabo de Santo Agostinho recebe oficina de cordel e fotografia voltada para mulheres rurais

Iniciativa do Versalizando Imagens promove capacitação gratuita com foco em memória, arte e identidade feminina

Copia de Imagem post padrao 16
Foto: Divulgação.

Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para a oficina gratuita de Literatura de Cordel e Fotografia voltada exclusivamente para mulheres e meninas a partir dos 15 anos, residentes em comunidades rurais do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. A iniciativa é promovida pela organização pernambucana Versalizando Imagens, voltada para ações de Educação, Inovação e Cultura.

Com carga horária total de 10 horas, a formação acontecerá entre os dias 27 de maio e 10 de junho, sempre às terças-feiras, das 13h às 16h, na Associação dos Trabalhadores do Assentamento Arariba de Baixo. Estão disponíveis 30 vagas e as participantes terão direito a certificado.

O curso propõe o uso da linguagem do cordel e da fotografia como meios de registro e valorização das histórias e vivências das mulheres da zona rural do município. De acordo com os organizadores, as oficinas serão acessíveis e inclusivas, considerando diferentes níveis de escolarização, idades e experiências. O objetivo é que todas as participantes se sintam acolhidas e valorizadas ao longo do processo.

“Nosso objetivo é dar visibilidade à potência criativa das mulheres da Zona Rural, celebrando as histórias, vivências e relatos dessas mães, filhas, avós, agricultoras familiares, profissionais de diversas áreas e guardiãs da cultura local”, destaca Renato Moura, produtor cultural e um dos educadores do projeto.

Ao final da oficina, será realizada uma mostra fotográfica com imagens produzidas pelas participantes, retratando seu cotidiano e tradições locais. Também serão lançados folhetos de cordel autorais e uma cartilha digital ilustrada, reunindo os conteúdos produzidos durante as aulas. O material servirá como instrumento de preservação da memória coletiva e divulgação da cultura rural local.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Escola Municipal do Assentamento Arariba de Baixo ou por meio do número de WhatsApp (81) 98806-5486.

O projeto conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, promovida pelo Ministério da Cultura, e foi viabilizado por meio de edital da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Serviço:
Oficina gratuita de Literatura de Cordel e Fotografia – Versalizando Imagens
Período: de 27 de maio a 10 de junho (às terças-feiras)
Horário: das 13h às 16h
Local: Associação dos Trabalhadores do Assentamento Arariba de Baixo, Cabo de Santo Agostinho (PE)
Inscrições: até 20 de maio, presencialmente na Escola Municipal do Assentamento Arariba de Baixo ou pelo WhatsApp (81) 98806-5486