Banda de Pau e Corda se junta a Lenine em “Moer Cana”

Faixa é uma composição de Chico César

Banda de Pau e Corda por Sidarta
Foto: Sidarta. (Divulgação).

A icônica e pernambucana Banda de Pau e Corda, uma das mais antigas em atividade no país, convida Lenine para colaborar em “Moer Cana”. O lançamento é uma ciranda composta por Chico Céssr que abre o próximo álbum do grupo, Entre a Flor e a Cruz, com previsão de vinda em setembro. 

Lenine empresta dueto com Sérgio Andrade na canção, resultado de uma admiração mútua de décadas. “Foi um prazer participar do novo projeto da Banda de Pau e Corda, que conheço desde os primórdios, quando comecei a fazer música. O bacana é que foi uma música de um querido e grande compositor. Eu espero que vocês se divirtam como nós nos divertimos fazendo essa canção”, celebra Lenine.

A letra forte de “Moer cana” é permeada por sofrimentos do passado e do presente muito marcantes na Paraíba e em Pernambuco. Com referência ao cruel ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste, a ciranda carrega a melancolia de uma história marcada pelo sofrimento dos povos explorados, fazendo uma metáfora sobre a passagem do tempo. Esses sentimentos são traduzidos na ilustração de Ayodê França que estampa a capa do single com design de Pedro Alb Xavier. 

A versão original de “Moer cana” é de 2005, como faixa do disco De Uns Tempos Pra Cá, de Chico César. 

A releitura faz parte da jornada de revisitação às referências, inspirações e canções dos 50 anos de carreira da Banda de Pau e Corda, mote do projeto vindouro. 

Ouça: