O cantor e compositor pernambucano Allan Carlos apresentou o videoclipe de sua música A La Ursa, um trabalho que celebra e valoriza as tradições do Carnaval de rua de Pernambuco. A produção foi filmada em locais históricos da zona rural de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e mistura elementos da cultura popular com uma abordagem contemporânea.
- Leia também: Carnaval 2025 do Recife terá Ney Matogrosso, Nação Zumbi, Pabllo Vittar e mais de 70 atrações
Gravado em espaços como a Lagoa Azul, o Engenho Megaípe, Muribeca Rua e a Colônia dos Padres, o clipe reforça o pertencimento e a memória local. “Locais como Muribeca Rua, onde funcionou a primeira Prefeitura de Jaboatão, e a Colônia dos Padres foram escolhidos pela roteirista Suely Cristina, complementando as cenas desta produção audiovisual”, explica Allan Carlos.
A música mistura a tradicional batida das latas das troças de La Ursa com o rock e outros ritmos populares. Segundo o artista, a produção buscou transmitir a essência da brincadeira carnavalesca: “A letra diz Lá vem/lá vem, Lá vem o urso preto/o urso do arrastão, Lá vem/lá vem, Quando A La Ursa bate a lata/treme o chão. No clipe, essa brincadeira de rua do Carnaval de Pernambuco é vivida com dança, tambores, adereços, suspense, emoção, comédia e imagens inéditas da Lagoa Azul”.
O videoclipe A La Ursa foi produzido pela Casa de Filmagem, sob a direção de João Paulo Melo, que também assina a cinematografia, em parceria com Allan Carlos e Suely Cristina. O figurino foi criado por RafaQfaz, enquanto a cabeça da personagem La Ursa foi confeccionada por Julião das Máscaras.
A produção também contou com a participação de Índia Morena, artista circense e Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, além de Ninho, da Junina Mirim Matulão, as bailarinas Valéria e Vanessa Barros, estudantes da Escola Municipal Professora Estelita Maria Mendes e moradores da comunidade local. O projeto foi viabilizado com incentivo da Lei Paulo Gustavo, contemplada no município de Jaboatão dos Guararapes, e incluiu intérprete de libras no audiovisual.
Sobre a proposta de sua nova obra, Allan ressalta a importância de mesclar inovação e tradição: “O videoclipe destaca o brincar da La Ursa pela zona rural de Jaboatão, em um fonograma carnavalesco misturando a ‘batida de lata’ das troças de La Ursa com o rock, representado também pela guitarra que toco”.
O clipe foi lançado oficialmente no Meu Bar Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, em um evento que contou com a exibição da obra e um show do artista. A música está disponível nas plataformas digitais como parte do álbum Carnaveia.