O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi premiado como Melhor Filme em Língua Estrangeira no OFTA Film Awards, premiação concedida pela Associação Online de Filme & TV, que reúne críticos dos Estados Unidos e Canadá. A produção também alcançou 5,2 milhões de espectadores no Brasil, consolidando-se como o 15º maior longa-metragem brasileiro de todos os tempos, segundo o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), da Ancine.
- Leia também: “Ainda Estou Aqui” recebe três novos prêmios e supera 5 milhões de espectadores no Brasil
Além do reconhecimento internacional, o longa estabeleceu novos recordes de público em três cinemas de rua no Brasil: Cine Glauber Rocha, em Salvador; Cine Passeio, em Curitiba; e Cine Marquise, em São Paulo.
No mercado externo, Ainda Estou Aqui estreou em sete novos países, incluindo Argentina, Espanha e Reino Unido, onde registrou a maior abertura de um filme latino-americano no território, arrecadando £486,3 mil nas sessões de pré-estreia.
A produção também recebeu avaliação máxima do jornal britânico The Guardian, que destacou a atuação de Fernanda Torres. De acordo com o site Box Office Mojo, o filme já arrecadou US$ 27,2 milhões mundialmente e conta com 300 mil espectadores na França.

A trajetória do longa segue em evidência com sua participação na cerimônia do Oscar, no próximo dia 2 de março, onde representa o Brasil pela primeira vez na categoria Melhor Filme, além de concorrer em Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres). A produção também foi pré-selecionada para três categorias no Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano, cuja cerimônia ocorrerá em 27 de abril, em Madri.
Ao longo de sua exibição, Ainda Estou Aqui foi selecionado para mais de 50 festivais e recebeu 39 prêmios, sendo sete de Melhor Filme segundo o Júri Popular, em eventos como Festival Internacional de Roterdã, Festival Internacional de Cinema de Miami e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
- Leia também: Além de “Ainda Estou Aqui” e “Central do Brasil” | Conheça a filmografia de Walter Salles
Ambientado no Rio de Janeiro dos anos 1970, o filme retrata a história da família Paiva, cuja rotina muda drasticamente após o desaparecimento de Rubens Paiva, levado por militares durante a ditadura. Sua esposa, Eunice, inicia uma busca pela verdade, enquanto tenta reconstruir a vida ao lado dos filhos. A trama é baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva, que relata a trajetória de sua família e os impactos do regime militar no Brasil.