“Os Tambores de São Luís”: nova HQ de Iramir Araújo foca na cultura negra e resistência

Obra explora a vivência de Damião desde o quilombo até a escravidão

Copia de Imagem post padrao 1 16
Foto: Divulgação.

Em março, será lançado Os Tambores de São Luís, uma obra em quadrinhos escrita pelo quadrinista maranhense Iramir Araújo, conhecido por seu trabalho em HQs históricas e regionalistas, como Balaiada e Jurados de Morte. A nova obra traz uma narrativa que mistura ficção, luta pela liberdade e valorização da cultura negra.

Com ilustrações de Rom Freire e Ronilson Freire, a HQ de 176 páginas conta a história de Damião, um homem negro que, desde sua infância em um quilombo, vivencia as dificuldades enfrentadas pelos negros no Brasil do século XIX.

Tambores de Sao Luis Capa Integral
Foto: Divulgação.

A trama acompanha a trajetória de Damião, desde o quilombo, onde encontra resistência e liberdade, até a vivência da escravidão nas fazendas, abordando questões de identidade e luta. Agora octogenário, Damião revisita seu passado ao presenciar o nascimento de seu trineto.

Os Tambores de São Luís propõe uma reflexão sobre a importância da história na formação da identidade e o reconhecimento da cultura negra. A HQ será lançada no dia 27 de março e está disponível para pré-venda com preço promocional na loja oficial do autor pelo preço de R$ 60,00.