Barbarize explode de energia com o lançamento da segunda música do álbum Manifexxta. A sensação da vez é “Aquitaquente”, que também chega com clipe. O investimento no audiovisual está na essência deste grupo autoral, com raízes na comunidade do Bode, bairro do Pina, onde moram Bárbara Vitória (cantora, compositora e atriz) e YuriLumin (cantor, compositor, produtor musical e dançarino), dupla que “barbariza” liderança.
- Leia também: Xaolin Records lança “Camping das Minas”, projeto musical com 17 MCs do rap, funk e trap
“Recife tem praia bonita/mas não se iluda que tem tubarão/e no carnaval desse ano/vai ter Barbarize botando pressão/o Chico já mandou o papo que ia lembrando a revolução/Artistas não fazem dinheiro porque toda grana fica pros barão”, dizem na conclusão da letra.
Barbarize convida para uma manifestação de ideias, corpos e vozes, com dança, música e poesia. YuriLumin dá recado vibrando. “Barbarize/Pesadão/Recife/Pega visão”, conta no meio da letra.
O disco Manifexxta tem a produção musical de Thiago Barromeo, de São Paulo, além da assinatura do Selo Estelita, do Recife, na realização dos lançamentos.
“Esse som é uma busca de inspiração para as pessoas expressarem suas potências”, destaca Bárbara. “A música une a pulsação do frevo com a intensidade do hardcore. É um frevocore afro criado pela Barbarize”, acrescenta Yuri.

A idealização e a concepção do clipe são da autoria da própria dupla, com roteiro e direção geral e de arte por Foster. A produção executiva e a direção de produção reúnem a assinatura de Jéssica Jansen. Realizado de maneira independente, o videoclipe reúne como locais de gravação: Estúdio Casona (em Jaboatão dos Guararapes), TV Universitária – TVU, Rede Moinho da Ilha e A Travessa, todos no Recife. No audiovisual, a artista Yastrícia Santos atua como atriz protagonista.
A música que abre o lançamento do álbum é “Boom Boom”, já lançada como a primeira parceria internacional da Barbarize, vivenciada em São Paulo com o artista J Coppa, de Kingston (capital da Jamaica). Também está disponível nas plataformas digitais um audiovisual (visualizer) deste som de abertura, com imagens filmadas na Praça Roosevelt, em São Paulo, onde Barbarize tem feito shows em espaços culturais e casas noturnas.