Festival Cena Peixinhos acontece no Cais da Alfândega com shows e programação cultural

Atrações de diferentes estilos musicais celebram a cena autoral de Pernambuco e a cultura local

Copia de Imagem post padrao 4 5
Coco Raízes de Arcoverde leva a cultura popular do Sertão de Pernambuco para o Festival Cena Peixinhos 2025. (Foto: José de Holanda/Divulgação.)

O Festival Cena Peixinhos realizará sua 16ª edição no dia 19 de fevereiro, a partir das 19h, no Cais da Alfândega, no centro do Recife. O evento, com entrada gratuita, conta com uma programação musical que inclui apresentações de artistas locais de diferentes estilos, com o objetivo de promover a música autoral pernambucana.

O tema desta edição é Salve o Nascedouro, em referência ao Nascedouro de Peixinhos, um equipamento público localizado entre Recife e Olinda e que tem mais de 100 anos de história. O evento busca destacar a importância do local para a cultura da região.

A programação inclui apresentações de Afroito, Capim Santo, Carranza, Coco Raízes de Arcoverde, Eddie com a participação da Orquestra de Frevo do Babá, além de DJ Big com batalhas de rima e a banda Viruz, que abre o evento. As atrações representam diferentes vertentes da música pernambucana, como coco, rock, reggae e hip hop.

DJ Big destacou a importância da inclusão de artistas de hip hop no festival: “A vivência de estar no palco é algo necessário para as pessoas que estão levando suas ideias por meio de palavras e versos, música e poesia no dia a dia dos encontros de rima nas periferias e nos centros das cidades. Então, esses e essas artistas necessitam estar na programação de festivais no geral”.

A identidade visual do festival, desenvolvida por Ana Beatriz Bronzeado, é inspirada na história do evento e nas influências culturais de Recife e Olinda. A designer explicou: “Recife e Olinda têm uma energia efervescente, onde tradição e inovação caminham juntas. O objetivo é traduzir esse encontro de tempos, ritmos e expressões em uma identidade vibrante e diversa da cultura afropernambucana”.

O festival conta com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e do Governo do Estado de Pernambuco. O evento é gratuito e aberto ao público, sendo realizado no Cais da Alfândega, em frente à escultura do caranguejo, no Bairro do Recife.

Serviço:
Festival Cena Peixinhos
Data: 19 de fevereiro (quarta-feira)
Local: Cais da Alfândega (Bairro do Recife – em frente à escultura do caranguejo)
Horário: 19h