A série de performances LEBRES, desenvolvida pela Cia. Etc., realizará três intervenções urbanas gratuitas nesta sexta-feira (6), em locais públicos de Jaboatão dos Guararapes e Recife. O projeto propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado da vida contemporânea e é inspirado no livro O Tempo das Lebres: Ensaio sobre um Rebento Contemporâneo, do filósofo José Antônio Feitosa Apolinário.
As apresentações acontecem em três horários e locais distintos: às 15h, com Memória do Mundo, em frente ao Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão dos Guararapes; às 17h20, com Escape, na Praça do Derby, no Recife; e às 19h, com Tempo Morto, na Rua Mamede Simões, também na capital pernambucana. Todas as performances contarão com Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE).
Segundo Filipe Marcena, diretor artístico da companhia, o espaço público foi escolhido para estimular reflexões sobre a vida nas cidades. “As três intervenções de LEBRES têm a proposta de promover uma discussão corporal sobre a velocidade, o ritmo, a espera, a pressa e a angústia de estar constantemente atrasado”, afirmou.
Já Marcelo Sena, também diretor artístico, destaca que o projeto foi motivado pelos 24 anos de atuação da Cia. Etc. e por uma busca por significados mais amplos para a existência humana. “Qual o lugar para a dança, a arte, o lazer, o delírio e o ócio? O livro O Tempo das Lebres propõe esse mergulho. Inspirados nesta obra, e em diálogo com o autor, identificamos um campo de interesse para a criação das intervenções”, explicou.
Apesar da longa trajetória, Marcelo Sena pontua que o edital da Lei Paulo Gustavo, responsável por financiar o atual projeto, marca o primeiro apoio recebido pela companhia da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. “Até este edital, a Cia. Etc. não havia recebido qualquer apoio da Prefeitura, mesmo estando sediada há mais de uma década no município”, observou o diretor.
Filipe Marcena reforçou a importância do projeto para a continuidade da companhia. “Temos consciência do quanto companhias de dança como a nossa têm um valor simbólico para a cultura jaboatonense, pernambucana e brasileira. Este projeto é também uma forma de manter viva a Cia. Etc., além de alcançar novos públicos e aprofundar a construção do conhecimento por meio da dança”, concluiu.
- Leia também: Agenda Cultural do Recife com No Ar Coquetel Molotov, Mostra Expectativa/Retrospectiva e Ocupação Espaço O Poste
Serviço:
Performances LEBRES, da Cia. Etc.
Sexta-feira (6), em três horários
15h | Memória do Mundo – Teatro Samuel Campelo, Praça Nossa Senhora do Rosário, Centro, Jaboatão
17h20 | Escape – Praça do Derby, próximo ao BRT, Avenida Agamenon Magalhães, Recife
19h | Tempo Morto – Rua Mamede Simões, próximo ao Parque 13 de Maio, Recife