O 10º VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife, programado para ocorrer de 8 a 16 de novembro de 2024, divulgou sua programação completa. Comemorando uma década de atividades, o evento pretende apresentar uma variedade de filmes que utilizam recursos como audiodescrição, legendas descritivas e Tradução Audiovisual em Língua de Sinais (TALS), promovendo debates e reflexões sobre a importância da acessibilidade no setor audiovisual.
A programação inicia-se no dia 8 de novembro com um painel de comunicação às 19h, realizado de forma remota, e a liberação da Mostra Competitiva no site oficial. Os espectadores poderão votar online nos curtas-metragens, elegendo o Melhor do Voto Popular. Nos dias 9 e 10 de novembro, oficinas de capacitação e troca de conhecimentos serão oferecidas na Fundação Joaquim Nabuco, localizada no Derby.
No dia 11, o festival se deslocará para Caruaru, onde será exibido o filme Assexybilidade, de Daniel Gonçalves, às 10h. Este documentário aborda a sexualidade de pessoas com deficiência, apresentando as experiências de 15 personagens.
Nos dias 12 e 13 de novembro, a programação continuará na Fundação Joaquim Nabuco, no Museu. O dia 12 contará com sessões do filme Eu Quero Ir, de Pablo Polo, tanto pela manhã quanto à tarde. O dia 13 incluirá a Sessão de Curtas Pernambucanos às 14h30, seguida de uma masterclass dos homenageados e da Sessão Memória, que apresentará o lançamento do livro Pulou o Eixo de Adelina Pontual às 20h.
Na quinta-feira, 14 de novembro, ocorrerá um passeio em Maracaípe, local de gravação do clipe Da Lama ao Caos do cantor Chico Science, pela manhã. À noite, o filme Assexybilidade será exibido novamente, às 19h30, na Fundação Joaquim Nabuco.
O dia 15 trará um painel presencial na Fundação Joaquim Nabuco, às 10h, seguido de uma celebração na Casa Estação da Luz, às 16h, que marcará os 10 anos do festival com a participação da cantora Irah Caldeira.
O encerramento do festival, no dia 16, contará com o segundo painel de comunicação às 10h na Fundação Joaquim Nabuco, além da premiação dos curtas vencedores às 14h e o lançamento do livro A Letra da Imagem de Liliana Tavares às 17h.
O VerOuvindo se dedica à exibição de filmes que utilizam recursos como audiodescrição, legendas descritivas e Tradução Audiovisual em Língua de Sinais (TALS). Esta edição conta com o apoio do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco. A partir de 2025, o festival expandirá suas atividades, levando cinema acessível a escolas públicas e promovendo discussões sobre inclusão e acessibilidade no audiovisual.