O Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano revelou a programação completa para sua 2ª edição, que acontecerá de 19 até 27 de julho na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul. O evento, realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e uma emenda parlamentar do deputado Vander Loubet, tem previsão para exibir 42 filmes, incluindo 30 selecionados para as mostras competitivas.
- Leua também: “A Flor do Buriti” é olhar aprofundado e alegórico sobre a resistência do povo indígena Krahô
A cerimônia de abertura será no dia 19 de julho, às 20h, no Centro de Convenções de Bonito, Auditório Kadiwéu, com a exibição do clássico Selva Trágica (1963), dirigido por Roberto Farias. O filme denuncia as desigualdades sociais no campo e a exploração dos trabalhadores na colheita da erva-mate. O ator Reginaldo Faria, que integra o elenco, será homenageado na ocasião. Lucélia Santos e Johnny Massaro apresentarão a cerimônia, enquanto Renata Boldrini, jornalista e colunista de cinema, comandará a competição de curtas e longas-metragens.
A programação inclui mostras competitivas de filmes sul-mato-grossenses, ambientais e sul-americanos, além de sessões infantojuvenis e pré-estreias no Cine Bonito, um espaço inédito no centro da cidade que proporcionará sessões gratuitas para bonitenses e turistas. Entre os filmes em destaque estão Ainda Somos os Mesmos, Placa-Mãe, Invisível e A Filha do Pescador. Oficinas e debates com cineastas e especialistas também estão programados.
No dia 27 de julho, uma homenagem especial será feita ao cartunista Ziraldo, com a exibição do filme Menino Maluquinho. No mesmo dia, às 16h30, será exibido o filme de encerramento Terceiro Milênio (1981), dirigido por Jorge Bodanzky, que estará presente para uma conversa após a sessão. Às 20h, será realizada a entrega dos prêmios Troféu Pantanal para os vencedores das mostras competitivas, com a distribuição feita pela atriz Dira Paes.
Confira a programação completa do festival no site oficial do evento.