Coletivo Coentro reflete sobre violência a comunidade LGBTQIAPN+ no espetáculo “GABI”

GABI entra em cartaz nos próximos dias 04 e 05 de maio no Teatro Barreto Júnior, no pina

Copia de Post Noticias Padrao 72
(Foto: Aýsha Abraxe/ Divulgação)

O Coletivo Coentro apresenta seu trabalho de estreia nos palcos com o espetáculo GABI, nos dias 04 e 05 de maio às 19 horas, no Teatro Barreto Júnior, com ingressos à venda na plataforma Sympla. A obra surge a partir da reflexão sobre a violência contra a comunidade LGBTQIAPN+ em grandes metrópoles urbanas, cujo enredo se passa dentro de um apartamento compartilhado por quatro amigos na cidade do Recife, onde a ausência de um quinto morador os força a reviver e enfrentar um sentimento de culpa compartilhada.

Com texto e direção de Ariel Sobral, a peça vem permeada de elementos do teatro físico, performático, melodramático, dança contemporânea e expressionismo alemão, convidando o público a refletir sobre o papel da sociedade civil nesse contexto, por meio de uma montagem pós-contemporânea e local.

Foto Aysha Abraxe II
(Foto: Aýsha Abraxe/ Divulgação)

GABI é um chamado para um novo olhar, uma nova consciência sobre as questões que envolvem a dignidade das pessoas LGBTs e os efeitos da negligência civil e política na construção da ideia de cidade em nosso país. Nosso objetivo é provocar reflexões profundas, despertar empatia e incitar mudanças. Mas criando uma experiência, desafiando as estruturas tradicionais do teatro”, disse Ariel.

O Coentro já deu uma prévia do espetáculo no ano passado com GABI – INTERLÚDIO: Uma Viagem na Psique de Quem Decidiu Partir, experimentação criada no meio do processo de montagem do universo de GABI, funcionando como um intervalo dentro da obra. Pensada para ambientes alternativos, a performance já foi apresentada na Galeria Janete Costa, no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro), e é ganhadora dos prêmios de melhor maquiagem, figurino, iluminação, direção e melhor espetáculo, pelo Festic – Festival de Esquetes e Teatro Infantil de Caruaru, em 2023.

O Coletivo

O Coentro é um grupo de teatro experimental independente com sede no Recife, com abordagem de pesquisa na arte da performance. Utilizando uma combinação efêmera de elementos sonoros e visuais, o grupo tem como objetivo criar experiências únicas que envolvem o público. Através de suas produções artísticas, o Coletivo Coentro busca explorar as complexidades da identidade e do estado de ser, desafiando convenções e mergulhando em diversas manifestações artísticas para criar um diálogo profundo com o público.

GABI – Coletivo Coentro

Datas: 04 e 05 de Maio
Local: Teatro Barreto Júnior
Horário: 19h
Classificação: 16 anos
Ingressos: Sympla